O SNCC (Sistema Nacional de Crédito Cooperativo), formado por cerca de 1.100 cooperativas de crédito singulares, suas centrais, confederações e os dois bancos cooperativos, voltou a apresentar crescimento significativo no 3º trimestre de 2014, atingindo participação de mercado de 5% nos depósitos totais e também no volume de patrimônio líquido.
Visualize abaixo a evolução no período compreendido entre junho/14 e setembro/14.
No ano de 2014, enquanto o SFN (Sistema Financeiro Nacional) cresceu 2,6% no volume de depósitos, as cooperativas financeiras cresceram 20,5%, seguida de longe pela Caixa Econômica Federal, que cresceu 11,6% no ano, e pelas demais IF. Com relação às operações de crédito, o SFN cresceu 7,9% em 2014 e as instituições integrantes do cooperativismo financeiro cresceram 12,,9%, atrás apenas da Caixa Econômica Federal que cresceu 17,1% no período.
Ainda com relação aos depósitos, é interessante observar que, nas tabelas acima, a maior parte das IFs apresentou redução nos valores captados entre junho e setembro, enquanto que as cooperativas aumentaram significativamente o valor captado.
Destaque ainda para o patrimônio líquido das cooperativas financeiras, praticamente idêntico ao da Caixa Federal, demonstrando o alto grau de capitalização das cooperativas.
Por Márcio Port
Parabéns a todas as Cooperativas do Brasil.
Tenho a oportunidade de acompanhar essa evolução diariamente. Os mecanismos para essa análise já são uma realidade para todos do Sicoob.
O crescimento é fruto do trabalho de cerca de 50 mil colaboradores e dirigentes de cooperativas e da confiança de 7 milhões de associados. Parabéns à todos.