Brasília (4/11) – As cooperativas do Ramo Crédito foram destaques do Jornal da Globo de ontem à noite. A reportagem afirma que, em tempos de juros nas alturas, os brasileiros as estão procurando como alternativas. A matéria também informa que o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, que reúne mais de mil cooperativas de crédito no país, tem crescido. Clique aqui para assistir. ()
A comentarista da Rede Globo para assuntos relativos a finanças pessoais, Mara Luquet, explicou que vale muito a pena procurar uma cooperativa de crédito, devido aos custos competitivos, geralmente abaixo do mercado financeiro convencional. Confira!
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a reportagem e o comentário de Mara Luquet refletem o bom momento pelo qual passam as cooperativas de crédito, por uma série de características que as diferenciam dos demais bancos.
“O cooperativismo de crédito brasileiro tem se posicionado como um importante agente de inclusão financeira, a partir da democratização do crédito, chegando, inclusive, em localidades mais isoladas, onde outras entidades não direcionam investimentos para atuar. Em 415 municípios do país, por exemplo, elas são a única instituição financeira local e conseguem oferecer esse crédito a taxas menores do que as usualmente praticadas, orientando os seus associados em um processo de educação financeira para o melhor uso dos recursos”, comenta Márcio Freitas.
No Brasil, essa ideia já mobilizou mais de 6,5 milhões de cidadãos, cooperados em 1.154 cooperativas de crédito.
Fonte: OCB
Bruna e Jeremias
Todas as cooperativas de crédito são seguras e confiáveis. O que existe, e que imagino e que seja o motivo da desconfiança de vocês, são “empresas” que se dizem cooperativas mas que na prática tem como objetivo aplicar golpes nas pessoas com poucas informações.
Minha recomendação é que vocês busquem uma cooperativa que seja participante de algum dos principais sistemas organizados existentes no Brasil, como por exemplo: Sicredi, Sicoob, Unicred, Confesol (Cresol, Crehnor).
Em havendo dúvida indico o link https://cooperativismodecredito.coop.br/2014/04/atencao-a-falsas-cooperativas-de-credito/.
Uma verdadeira cooperativa de crédito atua da mesma forma que um banco. Não existem milagres. As cooperativas exigem a presença física das pessoas e nunca farão empréstimos por telefone ou por e-mail. Esta é uma ótima dica para saber diferenciar uma verdadeira cooperativa de uma empresa de fachada. Em uma cooperativa você sempre terá de ir até o ponto de atendimento (como uma agência bancária) e lá você obterá maiores informações.