Dois jovens colaboradores do Sicredi conquistaram reconhecimento internacional na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito. O evento anual foi promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu – World Council of Credit Unions), de 23 e 26 de julho, em Viena, na Áustria, para a troca de conhecimentos e das melhores práticas do cooperativismo de crédito.
Preocupado com a inclusão de pessoas portadoras de deficiência intelectual no mercado de trabalho, João Vitor Martins da Silva, gerente de Planejamento Estratégico da Cooperativa Sicredi União PR/SP, apresentou o projeto “Eu coopero com a inclusão”, que estabeleceu uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), beneficiando mais de 30 pessoas. Com todos os direitos de um profissional formal, elas produzem artesanatos a partir de materiais reciclados. Além disso, recebem qualificação em educação financeira e têm todos os benefícios oferecidos aos colaboradores do Sicredi.
“Este reconhecimento do Woccu é uma oportunidade de mostrar para o mundo o engajamento dos jovens cooperativistas brasileiros na construção de novos projetos e seu comprometimento com a intercooperação, um dos pilares do cooperativismo e que se torna essencial em trabalhos de cunho social como o ´Eu coopero com a inclusão’”, declara João Victor.
Já Cássia Salvalaggio, assessora de Programas Sociais da Cooperativa Sicredi Nossa Terra, apresentou o projeto “Chá das Bruxas”, que visa estimular a inclusão da mulher no ambiente corporativo, empoderando as mulheres a buscarem cargos de gestão e liderança na cooperativa de crédito e na comunidade. Tudo acontece num evento onde é servido um chá a base de frutas que originou o nome da iniciativa. O projeto envolveu mais de 1.800 mulheres de dois estados brasileiros e representou um aumento de 50% delas em cargos de liderança na cooperativa de crédito. “Sinto muito orgulho de representar o Sicredi neste projeto e contribuir para o empoderamento feminino”, diz Cássia.
Os dois colaboradores do Sicredi estão entre os cinco vencedores de todos os países participantes da conferência. Os projetos apresentados no WYCUP concorrem entre si e são avaliados por conselheiros do Woccu. Como prêmio, eles receberam a participação na próxima edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, prevista para 2018, com todas as despesas pagas. Outros cinco colaboradores do Sicredi também apresentaram projetos no WYCUP: Lilian da Silva (Sicredi Univales MT/PA), Alyne Moreira Lemes (Sicredi Campos Gerais PR/SP), Rafael Magalhães (Sicredi União MS/TO), Charley Bianchet (Sicredi Norte MT/PA) e David Oliveira (Sicredi Ceará Centro Norte).
Participação do Sicredi
“Foram mais de 50 países presentes, com os principais líderes cooperativistas de crédito do mundo discutindo temas estratégicos e compartilhando conhecimento. São trocas que nos fazem perceber que, independentemente do país de origem, temos a mesma causa, os mesmos fundamentos, e os mesmos desafios. E que, juntos, podemos realmente construir um mundo melhor”, contextualiza Manfred Alfonso Dasenbrock.
As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).