Além de Guarco, o brasileiro Onofre Cezário De Souza Filho (OCB-MT) também foi eleito para compor o conselho da ACI.
Ariel Guarco, dirigente cooperativo argentino, presidirá a Aliança Cooperativa Internacional durante o período 2017-2021. Ariel foi eleito durante Assembleia Geral da Aliança Cooperativa, hoje (17) em Kuala Lumpur, Malásia.
O novo presidente da Aliança Cooperativa Internacional inicia sua gestão com um grande nível de respaldo por parte dos membros da Aliança em todo o mundo. Ariel foi eleito com 671 dos 691 possíveis.
“É uma grande honra ser eleito presidente da ACI. Nosso movimento inclui 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. A Aliança ser o farol que nos guia. O contexto global exige que deixemos o campo de jogo com a camisa da cooperativa e confrontemos com a nossa coerência, trajetória e diversidade, os belicistas, os especuladores e aqueles que controlam a economia que levam a humanidade a um caminho sem retorno”, disse Ariel Guarco.
Ariel Guarco se torna o segundo latino-americano a presidir a Aliança Cooperativa Internacional. O primeiro foi o brasileiro Roberto Rodrigues, que ocupou o cargo de 1997 a 2001. Guarco, 48 anos, também se tornou o segundo presidente mais jovem da história da organização.
Guarco falou quais serão suas prioridades como presidente da ACI que serão fortalecer as inter-relações entre as organizações regionais e setoriais, assim como consolidar as redes de juventude e de gênero.
Guarco, nasceu em Coronel Pringles, uma pequena cidade do sul da província de Buenos Aires, com cerca de 20 mil habitantes. É médico veterinário de profissão, mestre em economia agrária e tem graduação em Economia Social.
Sua experiência cooperativa se iniciou na cooperativa elétrica da sua cidade natal, na qual começou a trabalhar aos 23 anos, ocupando diferentes cargas até a presidência, função que desempenha desde 2007. No ano seguinte foi eleito presidente da Federação de Cooperativas Elétricas e de Serviços Públicos de Buenos Aires (FEDECOBA) e desde 2011 preside a Confederação Cooperativa da República Argentina (Cooperar), a organização máxima do cooperativismo argentino. Desde 2014 é 2º vice-presidente da Cooperativa das Américas.
Conheça também os demais integrantes do conselho da ACI eleitos para a nova gestão:
- AUSTRÁLIA – Gregory WALL – Nominado por Capricorn Society Ltd
- BRASIL – Onofre Cezário De Souza FILHO – Nominado por Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)
- CANADÁ – Alexandra WILSON – Nominado por Co-operatives and Mutuals Canada (CMC)
- DINAMARCA – Susanne WESTHAUSEN – Nominado por Kooperationen
- FINLÂNDIA – Marjaana SAARIKOSKI – Nominado por SOK Corporation
- FRANÇA – Florence RAINEIX – Nominado por Coop FR
- ÍNDIA – Aditya YADAV – Nominado por Indian Farmers Fertiliser Cooperative Limited (IFFCO)
- ITALIA – Carlo SCARZANELLA – Nominado por A. G. C. I. – Associazione Generale Cooperative Italiane
- JAPÃO – Toru NAKAYA – Nominado por JA Zenchu (Central Union of Agricultural Co-operatives)
- MALÁSIA – Kamarudin ISMAIL – Nominado por Malaysian National Cooperative Movement (ANGKASA)
- NEPAL – Om Devi MALLA – Nominado por National Cooperative Federation of Nepal
- SINGAPURA – Kok Kwong KWEK – Nominado por Singapore National Cooperative Federation (SNCF)
- SUÉCIA – Anders LAGO – Nominado por HSB
- REINO UNIDO – Ben REID – Nominado por The Midcounties Cooperative
- ESTADOS UNIDOS – Martin LOWERY – Nominado por National Rural Electric Cooperative Association (NRECA)
Fonte: EasyCoop
Ariel Guarco, dirigente cooperativo argentino, presidirá a Aliança Cooperativa Internacional durante o período 2017-2021.
BRASIL – Onofre Cezário De Souza FILHO – Nominado por Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). GOSTARIA NA MEDIDA DO POSSÍVEL DO CONTATO DESSAS DUAS PESSOAS.