Projeto gratuito de educação de sistema cooperativo completa 16 anos com mais de 1,8 milhão de pessoas atingidas

Progrid aborda temas relacionados às finanças, desenvolvimento de competências pessoais, qualidade de vida, formação de empreendedores, responsabilidade socioambiental e cooperativismo sustentabilidade, liderança, finanças e desenvolvimento pessoal e social. No total, já são 240 opções de cursos, palestras e teatros presenciais e mais 50 na modalidade EAD disponíveis para cooperados do Sistema Ailos.

Levar o conhecimento e desenvolver a população dos locais onde cooperativas estão inseridas é um dos principais objetivos do Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade (Progrid). O projeto, criado pelo Sistema Ailos, completa 16 anos de atuação em 2018 e soma diversos resultados positivos: já são mais de 1,8 milhão de pessoas que participaram de cursos, palestras e teatros gratuitos relacionados ao progresso pessoal, comunitário e qualificação profissional. Sustentabilidade, educação financeira, ética e inovação são alguns dos assuntos trabalhados tanto no formato presencial, como na modalidade de ensino a distância (EAD) nos mais de 290 aperfeiçoamentos.

O projeto atrai cada vez mais interessados e surpreende todos os anos. Somente em 2017 foram 413.878 participantes. Um crescimento de 17% com relação a 2016, conforme o Elaine Aparecida Rodrigues, gerente de Organização do Quadro Social do Sistema Ailos. “Estamos sempre em busca de evolução e melhorias para que todos possam usufruir dos cursos. A possibilidade de poder aprender sem sair de casa é um dos diferenciais que conquista mais e mais alunos”, afirma. Os cursos vão desde inglês básico, acordo ortográfico, excel e finanças pessoais até questões ligadas ao empreendedorismo como ética, liderança, gestão e técnicas de vendas.

Diferentes formatos de ensino possibilitam expansão do conhecimento.

A possibilidade de estudar em horários flexíveis e escolher dentre inúmeras áreas e cursos atrai muita gente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a modalidade de ensino que mais cresce no país é a EAD. Das 3,3 milhões de matriculas realizadas no país entre 2003 e 2013, um terço foi em cursos a distância. Recentemente, o Sistema Ailos realizou uma parceria com o Sebrae, que trouxe uma série de novos aperfeiçoamentos para a plataforma online do Progrid. “Para nós é muito gratificante possibilitar a expansão do conhecimento para os cooperados e contribuir com a educação. Nesses 16 anos do projeto é notável os impactos positivos nas comunidades em que estamos inseridos. Colaborar com a formação do cidadão e apoiá-lo em seu crescimento é um dos nossos princípios”, complementa Elaine.

Para participar basta ser cooperado de uma das 13 cooperativas que fazem parte do sistema e cadastrar-se gratuitamente no site www.progrid.coop.br. Lá é possível conferir a lista com mais de 50 cursos disponíveis. Eles contemplam desde empreendedores iniciantes ou experientes a estudantes que buscam qualificação, além de opções para crianças e diversas temáticas voltadas à comunidade.

Sobre o Ailos
Constituído em 2002, o Sistema Ailos conta com mais de 650 mil cooperados, 13 cooperativas, mais de 175 postos de atendimento e R$ 6,5 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 2,5 mil colaboradores. As cooperativas que compõem o Sistema Cecred são: Viacredi, AcrediCoop, Credifiesc, Acentra, Credelesc, Transpocred, Credifoz, CredCrea, SCRcred, Evolua, Credicomin, Crevisc e Viacredi Alto Vale.

2 Comentários

  1. ESTES PROJETOS TEM GRANDE PODER DE TRANSFORMAÇÃO. DEVERIA CONTER NAS ESCOLAS EM SUA GRADE DE ENSINO UMA MATÉRIA FOCADA NO COOPERATIVISMO, SÓ ASSIM PODERÍAMOS PROJETAR EM NOSSO PAÍS UMA TÃO SONHADA IGUALDADE SOCIAL.

  2. O Progrid é realmente um programa espetacular do Sistema Cecred, tive a oportunidade de conhece-lo. Entendo que os demais Sistema Cooperativo de Crédito deveriam assimilar esta importante idéia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *