Agências realizam ações de cooperação durante este mês.
O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de julho, este ano no dia 06. Com grandes responsabilidades, o cooperativismo realiza um trabalho de fortalecimento de valores como responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.
Todos os anos a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) lança um tema para o dia, chamado CoopsDay. Em 2019, o tema “cooperativas por um trabalho digno” reforça a mensagem de que as cooperativas são instituições centradas nas pessoas, caracterizadas por um controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho.
Na Cresol, a importância do cooperativismo na geração de empregos foi comentada pelo Presidente do Sistema, Alzimiro Thomé. “Sabemos que milhares de pessoas tem o cooperativismo como fonte de renda. Na Cresol nós levamos isso muito a sério, valorizamos nossos colaboradores para que eles se sintam, cada vez mais, parte da instituição e do cooperativismo de crédito”, disse Thomé.
A Cresol, maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil, é uma instituição financeira que nasceu há 24 anos com uma importante missão, a qual evoluiu com o passar dos anos e hoje leva desenvolvimento econômico e social para seus cooperados e para a comunidade. Muito mais do que fornecer soluções financeiras, a Cresol realiza um papel fundamental na sociedade, por meio de programas sociais desenvolvidos por suas cooperativas filiadas.
Nesse sentido, durante o mês de comemoração ao cooperativismo, as agências Cresol, presentes hoje em 10 estados brasileiros, estão sendo estimuladas pela central a desenvolverem campanhas de cooperação nas suas regiões de abrangência. Com o slogan “coopere para um mundo melhor para todos”, a campanha é uma iniciativa que tem o objetivo de despertar na população o sentimento de empatia.
De acordo com o diretor superintendente da Cresol, Adriano Michelon, hoje o Sistema desenvolve um trabalho social contínuo nas comunidades onde tem atuação. “Nosso diferencial está no relacionamento com nosso cooperado, e não só nas agências, mas nas comunidades, com o público rural e urbano, proporcionando formação e levando conhecimento a quem tiver interesse”, destaca Michelon.