No Brasil, estima-se que a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio.
Durante todo o mês de setembro, instituído como o período da campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, a Central Sicoob Uni e grande parte de suas cooperativas filiadas desenvolvem ações digitais sobre o tema. A Central conta ainda, com atividades voltadas aos seus colaboradores.
Com início no dia internacional de prevenção ao suicídio, 10 de setembro, a campanha está sendo desenvolvida nos perfis digitais do Sicoob Uni e das cooperativas filiadas que aderiam ao projeto, apresentando informações sobre o assunto, de forma a disseminar esclarecimentos sobre tema. Afinal, promover a educação, formação e informação, bem como, a atenção pela comunidade, são princípios norteadores do sistema cooperativista.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional instituída em 2015, que busca a prevenção ao suicídio, a segunda maior causa de mortes entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos em todo o mundo. No Brasil, estima-se que a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio, conforme dados da Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal).
A campanha foi idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), buscando promover a conscientização sobre a realidade do suicídio no Brasil e indicando as formas de prevenção. O CVV oferece apoio emocional e de prevenção de forma gratuita e durante as 24h do dia através do telefone 188.