Medida foi tomada em função da pandemia de Covid-19.
O Banco Central do Brasil determinou hoje (19) que os instituições financeiras ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências. O objetivo é “assegurar a saúde da sociedade decorrente da Covid-19 e ao mesmo tempo garantir a prestação de serviços essenciais”.
No Comunicado 3.991/20, o BC recomenda “fortemente” que os clientes de produtos e serviços bancários utilizem preferencialmente os diferentes canais digitais disponíveis, como internet banking e aplicativos para smartfones e, se necessário, recorram aos caixas eletrônicos.
“Não sendo possível realizar suas transações por meio dos canais digitais, a sociedade poderá recorrer às agências bancárias para realizar suas transações essenciais, como saque de dinheiro, pagamento de contas ou transferência de recursos”.
O BC informou ainda que, em conjunto com as instituições financeiras, está trabalhando em planos de contingência para facilitar que todos os serviços essenciais sejam prestados à sociedade.
As instituições financeiras “deverão informar seus clientes quanto aos novos horários de funcionamento das suas agências, bem como outras medidas emergenciais destinadas a evitar aglomerações de pessoas, mas sempre assegurando a prestação de serviços essenciais”, finalizou o BC.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br