A instituição financeira cooperativa busca desenvolver comunidades, gerar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Apesar dos desafios que a sociedade enfrenta na atualidade, estudos indicam que o empreendedorismo local poderá ser um dos principais agentes para a retomada econômica. Nesse sentido, acredita-se que o cooperativismo pode ser um elemento importante neste processo, uma vez que tem entre seus princípios o interesse pela comunidade e a intercooperação.
De acordo com levantamento do Sebrae nacional, 90% dos negócios formais do País, antes da pandemia, eram de micro ou pequenos empreendedores, representando 27% do PIB nacional, 52% dos saldos de empregos formais e 70% das novas vagas geradas, por mês. Para o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, fomentar a economia local, no momento atual do Brasil, não só é correto, como necessário.
Neste contexto, o cooperativismo de crédito se mostra ainda mais relevante, fortalecendo os negócios por meio do relacionamento próximo que mantém com os pequenos empreendedores locais e percebendo as oportunidades que se apresentam em cada uma das diferentes regiões do estado ou do país.
— Acreditamos que o cooperativismo assuma um maior protagonismo na nova realidade que se desenha, mantendo o foco no desenvolvimento e na consequente redução das desigualdades. Estamos no caminho certo — incentiva Port.
Compromisso com o desenvolvimento local
Sabe-se que os negócios locais têm efeito direto nas regiões onde estão inseridos e essa realidade ganha ainda mais força diante dos desafios atuais. Por isso, o Sicredi reforça seu compromisso de incentivar o crescimento da economia local, criando oportunidades de negócios e promovendo a melhoria da qualidade de vida dos associados, uma vez que o ciclo virtuoso gerado pelo cooperativismo faz com que os recursos captados por uma cooperativa sejam emprestados na mesma região, gerando emprego e renda.
— Em consonância com um modelo de negócio mais próximo e adaptado às realidades locais, o cooperativismo de crédito oferece alternativas sustentáveis e adequadas aos associados para superar os principais desafios da atualidade — afirma Márcio Port.
Força do empreendedorismo
Para contribuir com a retomada econômica, o Sicredi lançou, durante a pandemia, a campanha “Eu Coopero com a Economia Local”, em que buscou estimular o desenvolvimento por meio do apoio aos pequenos e médios empreendedores. O movimento uniu pessoas com o objetivo de fortalecer suas regiões e retomar o crescimento econômico por meio da valorização dos produtos e serviços locais.
PUBLICIDADE
Dessa forma, a campanha contou com diversos materiais de divulgação, entre eles um hotsite exclusivo (sicredi.com.br/economialocal), onde o Sicredi disponibilizou conteúdos relevantes ao tema no formato de vídeos, e-books – com dicas sobre como trabalhar os negócios nos meios digitais, e ainda uma plataforma de personalização de peças digitais de divulgação. Além disso, disponibilizou o acesso a outras ferramentas que puderam auxiliar os empreendedores na gestão de seus negócios.
Ainda com o objetivo de reforçar a importância dos pequenos empreendedores, o Sicredi também lançou o “Portal do MEI” – um hotsite com informações essenciais e conteúdos exclusivos para quem já é microempreendedor individual ou para quem quer se formalizar. O site conta com diversos materiais sobre gestão de negócio, além de links e dicas sobre o tema.
Para fomentar as interações comerciais, o Sicredi reforçou a divulgação do seu aplicativo de marketplace, o “Sicredi Conecta”, que permite que os associados façam anúncios e vendam seus produtos e serviços, sem cobrança de taxas por isso.
De acordo com o Sicredi, essa é mais uma forma de incentivar o networking entre os associados e a compra e venda de forma alternativa, nesse momento de isolamento social, conectando vendedores e prestadores de serviços com seus clientes.
Fonte: nsctotal.com.br