Federação leva reflexão e provocação às cooperativas em evento do 73º DICC.
As relações também são presenciais! Uma das afirmações que a FNCC levou para o painel ‘Qual o papel do cooperativismo nessa nova economia?’ do Coop Talk Crédito, celebrando o 73º Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, nesta quarta-feira, 20 de outubro.
A transformação da comunicação foi grandiosa no último ano, mas as cooperativas ainda têm dificuldade de expressar o cooperativismo, foi a provocação introdutória do diretor-presidente da Federação, Ivo Lara Rodrigues, para os quase 4 mil espectadores simultâneos. Além dos 5.500 inscritos e demais interessados, que vão poder rever o bate-papo no Youtube do portal Mundo Coop.
“Já vendemos confiança, entregamos crédito e oferecemos experiência, mas algo precisa evoluir mais um pouco. É hora das cooperativas investirem na comunicação, no relacionamento com seu cooperado, assim como fazem os grandes bancos”, afirma Ivo.
Ao lado de João Spenthof (FGCOOP), Moacir Krambeck (CONFEBRAS) e Ênio Meinen (CECO), o presidente da Federação foi ousado em apresentar o case do banco Itaú, que atualmente se apresenta como uma empresa de tecnologia e transformou toda a sua comunicação, aproximando a linguagem nos materiais digitais, impressos e comunicados.
Assim, Lara levantou novas provocações sobre se as cooperativas estão tomando decisões que vão ao encontro das suas próprias metas. “Antigamente o trem parava em cada estação, agora não para mais. A velocidade com que tudo acontecia se transformou. Se as coops ficarem esperando o modelo antigo, a próxima parada, vamos enfrentar grandes problemas”, destaca.
Para o representante da Federação, é preciso quebrar o mindset anterior, profissionalizar os planejamentos estratégicos de curto e longo prazo, investir em tecnologias com o nosso jeito de ser e expandir apoio com redes de intercooperação.
“Nós como líderes e gestores precisamos ser os vetores dessa mudança. O quanto a nossa comunicação é diferente, unificada e conectada aos nossos valores? A resposta está em olhar para o nosso cooperado”, conclui Ivo Lara, diretor-presidente da FNCC.
A FNCC
Federação Nacional das Cooperativas de Crédito, organização representante de 54 cooperativas independentes junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e todo o segmento de cooperativismos de crédito.
Por meio de uma gestão participativa e transparente, tem como missão proporcionar suporte técnico, estratégico e estrutural para fortalecer, profissionalizar e garantir as melhores condições de trabalho e gestão às cooperativas associadas.
O Coop Talk Crédito
Evento online reúne importantes personalidades e especialistas do cenário econômico global e representantes das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil e do exterior. Com mais de 5.500 inscritos, o encontro virtual celebrou o 73º Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, celebrado na terceira quinta-feira de outubro.