Com case do Sisbr, que completa 20 anos de existência, a instituição ganhou a categoria Inclusão Financeira.
A 17ª edição do Banking Transformation – Relatório Bancário, uma das premiações mais importantes e respeitadas do setor financeiro do Brasil, anunciou o Sicoob como o grande vencedor da categoria “Inclusão Financeira”, com o case “Sisbr 20 anos”. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 6, de forma presencial e on-line.
O prêmio tem como objetivo promover, incentivar e valorizar as principais iniciativas e melhores cases das instituições. Este ano, o Sisbr – Plataforma de Serviços Financeiros do Sicoob -, que ao longo de duas décadas passou por um processo contínuo de aprimoramento e melhorias, foi o vencedor. Ele tornou-se um ecossistema completo de soluções tecnológicas para atendimento personalizado e humanizado nas cooperativas.
Atualmente, a rede de cooperativas financeiras que integram o Sicoob soma mais de 3,6 mil pontos de atendimento, localizados em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Além da atuação presencial, essas cooperativas contam com um completo ecossistema digital para atender os seus mais de 5,8 milhões de cooperados.
Construído em tecnologias modernas, o Sisbr é operado a partir de robustos datacenters distribuídos geograficamente em Brasília, que o conferem a solidez e confiabilidade para os rigorosos padrões de automação em instituições financeiras de grande porte. A solução conta com módulos responsivos e adaptados às diferentes realidades e sazonalidades de um país de dimensões continentais.
Segundo Antônio Vilaça Júnior, Diretor de Tecnologia do Sicoob, o Sisbr ao longo dos anos passou por um processo contínuo de aprimoramento e tecnificação e hoje é um core financeiro completo de soluções digitais e ferramentas que possibilitam os mais de 40 mil funcionários manterem o engajamento e relacionamento com os cooperados. Assim, possui seis plataformas que contemplam diversos serviços financeiros necessários para o desenvolvimento das cooperativas, sendo:
· Plataforma de Negócios;
· Canais Convencionais e Digitais;
· Pagamentos e Recebimentos;
· Gestão Empresarial;
· Gestão de Riscos e Compliance;
· Plataforma Analítica.
O Sisbr tem uma importância fundamental no crescimento dos negócios das cooperativas, pois automatiza os diversos processos, operacionaliza os produtos e entrega uma experiência fluída aos cooperados. A TI do Sicoob trabalha literalmente orientada ao negócio, com os times dedicados na implementação de soluções para atender as necessidades dos cooperados e apoio integral nos períodos das campanhas comerciais. “Em novembro/21 contabilizamos mais de 1 bilhão de transações realizadas pelos cooperados nos canais de atendimento”, comenta Vilaça.
Por meio do app Sicoob, principal canal de relacionamento dos cooperados responsável sozinho por 80% das transações, é possível realizar a abertura digital de contas de pessoas físicas e MEIs, a associação digital e a utilização de mais de 200 serviços. É a plataforma financeira na palma da mão do cooperado.
O Sicoob também obteve excelente resultado nos pagamentos feitos com tecnologias contactless. Ao longo de 2021, foram 70 milhões de pagamentos nas funções crédito e débito por aproximação, sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha, totalizando cerca de R$ 4,3 bilhões nesta operação. Além disso, notou-se um crescimento de mais 1000% comparado ao mesmo período do ano anterior.
Vale lembrar que, assim como nos 20 anos de trabalho que precederam, 2021 foi desafiador para o Sisbr, à sua maneira. Foi preciso aprimorar ainda mais a experiência dos cooperados com novos produtos, como Pix, Open Finance, Inteligência Artificial, as plataformas de negócios, com destaque para as soluções que viabilizaram a expansão do crédito e muitos outros. Assim, investimentos em tecnologias inovadoras também foram realizados.
Para o Sicoob, receber esse prêmio significa que a instituição está no caminho certo: é o reconhecimento ao trabalho árduo realizado pelos times do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) e pelas cooperativas que estão no front do atendimento aos cooperados.
Ao todo, 231 cases concorreram à premiação. “Para nós, é um grande orgulho ter um case tão robusto para participar desta premiação. Saímos vencedores deste prêmio, então, é uma gigantesca conquista”, finaliza o executivo.
Executivo destaque
A noite de premiação para o Sicoob também rendeu uma celebração ao diretor de TI do CCS, Antônio Cândido Vilaça Júnior. Ele recebeu o título “Personalidade Financeira” do ano pelo seu destaque na atuação pelo desenvolvimento e inovação tecnológica do Sicoob ao longo de mais de duas décadas, assim como a estratégica contribuição para acelerar a transformação digital da instituição financeira cooperativa, permitindo a inclusão digital dos cooperados em meio à pandemia.
Centro Cooperativo Sicoob é uma unidade especializada, sediada em Brasília-DF que, dentre outras atribuições, é responsável por prover o arcabouço tecnológico que viabiliza a integração das mais de 3,6 mil unidades de atendimento que atualmente integram a Rede Sicoob, além de modernos canais digitais.
Os prêmios são organizados pela Cantarino Brasileiro, renomada consultoria do setor financeiro do país.
Sobre o Sicoob – Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5,6 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios. É formado por 357 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.666 pontos de atendimento em mais de 2 mil cidades brasileiras. Acesse o site para mais informações.