De fundo de emergência à realização de sonhos, a poupança é o produto financeiro mais lembrado entre os brasileiros
Sessenta e um porcento dos brasileiros não possuem nenhuma reserva financeira, aponta pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). O dado revela a falta de hábito da população em manter um fundo de emergência, que tem a tradicional poupança como principal meio para esta finalidade. A mesma pesquisa mostra que a poupança é o produto financeiro mais lembrado entre as pessoas, citada por 23% dos entrevistados. Para conscientizar a população sobre a importância de se manter uma reserva, neste 31 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Poupança.
Criado com o objetivo de alertar as pessoas para a necessidade de disciplinar gastos, de juntar dinheiro e evitar situações de superendividamento, Ezio Almeida, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, afirma que este é um dia importante e propõe uma reflexão sobre a importância de se ter “uma economia” para momentos de emergência ou mesmo para a realização de sonhos ou projetos.
“A poupança é um produto de investimento de entrada para quem busca o hábito de guardar dinheiro e ter uma vida financeira mais saudável. O objetivo principal é formar um fundo de emergência ou juntar recurso para aquisição, à vista, de algum bem ou serviço”, define Ezio. Ele afirma que a simplicidade, segurança e isenção de impostos são atrativos da poupança.
Outras vantagens são lembradas pelo diretor como o rendimento, já que ao manter o recurso aplicado por 30 dias há rendimento, o chamado aniversário da poupança; e a movimentação, em que a instituição financeira disponibiliza cartão vinculado à conta poupança, o que facilita pagamentos, saques, consulta a saldos e extratos nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativo.
“No Sicredi, a poupança tem mais uma vantagem: o apoio ao desenvolvimento local, que beneficia toda a comunidade. Isso porque na instituição financeira cooperativa, os recursos aplicados na poupança voltam para a comunidade por meio da oferta de linhas de crédito para o financiamento imobiliário e/ou custeio e investimento rural, promovendo o círculo virtuoso”, acrescenta Ezio Almeida.
Poupar, investir e ganhar
Até 12 de dezembro, associados do Sicredi que realizarem aplicações na poupança, Depósito a Prazo e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) participam da promoção Poupar, Investir e Ganhar, que vai sortear R$ 2 milhões em prêmios. O objetivo é estimular as pessoas a terem uma reserva financeira, ao mesmo tempo que populariza outros produtos de investimento.
Os associados concorrem em sorteios quinzenais de R$ 5 mil e ao final a um sorteio de R$ 50 mil, que contemplará 24 associados. Ao todo serão 184 sorteados. A cada R$ 50 aplicados em poupança ou a cada R$ 500 investidos em Depósito a Prazo e LCA, os associados ganham um número da sorte para concorrer aos sorteios. A participação é automática e vale para associados da maioria das cidades de Mato Grosso, grande parte do Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e algumas cidades de Goiás. O regulamento pode ser acessado no site https://www.sicredi.com.br/promocoes/pouparinvestireganhar.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.
O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, parte do Pará e algumas cidades de Goiás, tem mais de 770 mil associados, com 272 agências em 209 municípios.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br