Cooperativas estão atentas às novas demandas e necessidades de seus associados e do mercado
As necessidades, desejos e as oportunidades resultantes de avanços em processos e tecnologias estão no radar das cooperativas de crédito. A ideia, de maneira geral, é proporcionar aos associados, que são donos das instituições, todas as soluções que sejam pertinentes a eles, com a máxima qualidade e segurança.
“Para crescer é necessário inovar, e a inovação é hoje um dos conceitos mais bem desenvolvidos no Sistema Unicred’, sintetiza o diretor Executivo da cooperativa, Vladimir Duarte. Ele detalha que a instituição possui trilhas de atuação em áreas distintas dedicadas ao tema, de maneira a garantir a evolução em processos e na entrega de resultados aos cooperados, utilizando ferramentas e metodologias como design thinking, lean startup, lean inception, entre outras. “Não se faz cooperativismo sem pessoas. Portanto nossa atuação será sempre voltada aos nossos cooperados, com soluções alinhadas à evolução tecnológica eficiente, à sustentabilidade financeira e, evidentemente, para estarmos próximos de cada um deles – com excelência em resultados, segurança e transparência”, diz Vladimir. A Unicred dedica-se a oferecer atendimento personalizado, comodidade e segurança para todos a partir de espaços de novas agências e sedes com conceito e infraestrutura excelentes, mas também atendimento digital cada vez mais responsivo, de ponta e plenamente funcional. O diretor Executivo destaca o constante lançamento de projetos, produtos e serviços, como o Unicred Pay (que oferece pagamentos à distância), novo Clube de Vantagens, carteiras digitais, Letra de Crédito Imobiliário, Saldo Global de Investimento e a evolução em Previdência. “Tudo isso decorre do nosso investimento crescente em inovação. Recentemente apresentamos dois grandes projetos: o Go , direcionado a estudantes de Tecnologia da Informação e que busca estimular o desenvolvimento profissional ao longo de 12 meses, com possibilidade de efetivação; e o Aceleração, programa de inovação aberta e de soluções inovadoras na busca de parceiros para a evolução ou cocriação de novos produtos para criar valor ao Sistema Unicred e aos seus cooperados”, conta.
No Sicredi, de acordo com o seu diretor presidente, César Bochi, um grande diferencial da instituição é o portfólio completo de soluções, que vão desde cartões, máquina de cartões, seguros e consórcios a produtos de investimentos muito competitivos. “Destaco também os produtos de empréstimos e financiamento para todos os púbicos e que geram desenvolvimento, empreendedorismo, emprego e renda nas regiões onde atuamos. Temos um foco grande em manter o relacionamento próximo por meio de nossas mais de 2,4 mil agências em todos os estados do Brasil, mas também disponibilizamos soluções digitais, tendo, inclusive, um dos aplicativos mais bem avaliados entre as instituições financeiras nacionais”, explica. O Sicredi está vivendo uma jornada de transformação digital, com iniciativas que vão além do investimento em tecnologia, e englobam incrementos de processos e de pessoas, e consideram o fato de a instituição querer ser simples, próxima e ativa em relação aos seus associados, sempre levando em conta o perfil e a demanda deles e as características da economia do local onde a cooperativa atua. “A aproximação com startups vem sendo fundamental para o desenvolvimento de soluções digitais e evolução do Sicredi e dos negócios dos nossos associados. Criamos o programa Inovar Juntos, em que estabelecemos parcerias com empresas capazes de gerar soluções inovadoras. Só no primeiro semestre de 2022 lançamos 13 desafios ao mercado, crescendo cada vez mais a nossa capacidade de aproximação com o ecossistema de startups”, relata Bochi. Ele destaca, ainda, o apoio do Sicredi ao programa de potencialização de startups Intensive Connection, idealizado pelo AgTech Garage – um dos maiores hubs de inovação da América Latina para o agrobusiness – como forma de criar valor a produtores rurais. “Ainda, recentemente fomos reconhecidos pelo ranking da 100 Open Startups como Top Open Corp 2022 na categoria de serviços financeiros, de forma que isso nos coloca em uma posição de grande destaque no ecossistema de inovação nacional. Inovamos sempre sem nunca deixar de lado a nossa essência cooperativa”, conclui.
O Sicoob também trabalha continuamente no sentido de inovar em favor dos seus associados. A instituição preconiza, segundo seu diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais, Ênio Meinen, realizar todos os investimentos para garantir relacionamentos seguros e com uma alta disponibilidade de tecnologia aos associados, dando a eles a possibilidade de utilizarem os recursos com conforto, a qualquer momento, e por todos os canais necessários para que façam seus negócios. “Quer fazer uma aplicação financeira? Quer ter um cartão? Quer tomar um empréstimo? Tudo isso já está no nosso portfólio. Mas estamos melhorando-o, sempre, e aprimorando nossos investimentos para tornar os processos cada vez mais fluídos”, diz ele. “Apesar de o Sicoob proporcionar aos associados tudo aquilo que qualquer instituição do mercado, banco ou fintech, proporciona, nunca esquecemos a questão da proximidade com os cooperados, o que consideramos um diferencial”, complementa. Ênio relata, ainda, que a cooperativa faz pesquisas permanentes com seus membros para saber sobre as suas opiniões e demandas, mas também está atenta ao que acontece no mercado. A ideia é garantir o acesso deles às diversas soluções que existem e que um usuário do sistema financeiro possa precisar. “Queremos sempre atender os cooperados, que, afinal, são os donos da instituição. E seria muito chato o dono no negócio, que está com o seu capital na instituição financeira, não poder ser atendido por ela”, finaliza.