O Ailos – Sistema de Cooperativas de Crédito que conta com mais de 1,4 milhão de associados – entrou para a 11ª Edição do World Cooperative Monitor (WCM), na categoria Faturamento Sobre o PIB Per Capita. Produzido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empresas Sociais (Euricse), o WCM é um projeto desenvolvido para coletar dados econômicos, organizacionais e sociais robustos sobre cooperativas em todo o mundo. É o único relatório que coleta dados quantitativos anuais do movimento cooperativista global.
O relatório divulgado no início de dezembro mostra o impacto econômico e social das cooperativas no mundo e fornece uma listagem das 300 melhores classificações nas categorias Volume de Negócios e Faturamento Sobre o PIB Per Capita. No total, 22 cooperativas brasileiras dos estados de Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais aparecem no ranking, que tem como base dados apurados durante o ano de 2020.
Para Adelino Sasse, diretor de Produtos e Negócios da Central Ailos, a conquista revela que o público-alvo é o trabalhador urbano, focado nos pequenos negócios e nas soluções para as pessoas serem inclusas no mercado financeiro. “Esse relatório mostra que conseguimos viabilizar recursos para este grupo. Nos tornamos grandes, porque fazemos juntos, de forma cooperativa e impactamos efetivamente na vida das pessoas”, comenta.