Atualmente, ele é chefe do departamento de contabilidade, orçamento e excecução financeira do Banco Central.
O ministro da fazenda, Fernando Haddad, anunciou Ailton Aquino, que atulmente é chefe do departamento de contabilidade, orçamento e excecução financeira do Banco Central, para a direção de fiscalização da autarquia. Ele é formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia e em Direito pela UDF Centro Universitário. Se for aprovado pelo Senado Federal, será o primeiro diretor negro da Autoridade Monetária.
Aquino tem MBA em Contabilidade Internacional pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças e especialização em Engenharia Econômica de Negócios pela Fundação Visconde de Cairu. Além disso, é pós-graduado em Direito Público pelas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. No BC, ele é servidor de carreira e foi auditor-chefe. Seu nome foi recebido internamente por funcionários da autoridade monetária.
Para a diretoria de política monetária do BC, foi indicado o atual secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo. Ele e Aquino precisarão passar por sabatina e por votação do Senado Federal e, depois, cumprirão mandato até fevereiro de 2027, com direito a uma recondução.
O cargo de diretor de política monetária do BC estava vago com a saída de Bruno Serra, cujo mandato venceu no fim fevereiro. Aquino vai substituir Paulo Souza na diretoria de fiscalização.
Fonte: Valor Econômico