O Sicoob celebra os três anos da implementação do Open Finance com números expressivos e o aprimoramento das funcionalidades. Iniciativa do Banco Central, o Open Finance tem o intuito de proporcionar autonomia e liberdade para os consumidores de serviços financeiros compartilharem seus dados e informações entre as instituições financeiras com as quais mantêm relacionamento. Essa inovação além de melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor, promove uma competição saudável entre os agentes do sistema financeiro.
Desde a implementação, o Sicoob registrou mais de 740 mil consentimentos recebidos e transmitidos até dezembro de 2023. Consentimento é a palavra utilizada para definir a autorização dada pelo cooperado para que suas informações sejam enviadas ou recebidas de uma instituição financeira para outra.
Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, destaca que o Open Finance é um grande aliado. “Nesses anos de Open Finance acumulamos valiosos aprendizados e conquistas que reforçam nosso papel de referência no mercado financeiro cooperativo e na vanguarda de inovações tecnológicas. Nosso compromisso persiste em oferecer continuamente novidades, com o propósito de promover justiça financeira e prosperidade. Estamos atualmente desenvolvendo uma série de melhorias para aprimorar ainda mais a experiência financeira dos nossos cooperados e simplificar as operações do dia a dia”, ressalta o executivo.
Nesse tempo, a instituição disponibilizou novas ferramentas, como a Adesão Inteligente Sicoob (AIS), movimento conhecido no mercado como smart onboarding, que funcionou como projeto-piloto e foi o primeiro a ofertar esse tipo de serviço, além de ser indicado ao prêmio Seleção Mobile Time. Seus esforços permitiram, também, ser o primeiro representante do cooperativismo financeiro a se habilitar como Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP) e, no próprio mercado financeiro, esteve entre as 10 primeiras instituições a se habilitar dentro de uma gama de mais de 800 players.
Adicionalmente, o Sicoob alcançou um marco significativo na inovação e no aprimoramento dos serviços financeiros oferecidos aos cooperados. Por meio do aproveitamento inteligente dos dados compartilhados através do Open Finance, o Minhas Finanças foi lançado em dezembro de 2023, reunindo em um único lugar a visão centralizada das finanças dos cooperados.
A nova funcionalidade do Super App Sicoob está alinhada ao compromisso com a inovação e a educação financeira. Ela não apenas permite que os cooperados tenham controle total sobre suas finanças em uma plataforma unificada, mas também oferece acesso a uma variedade de conteúdos educacionais. “Esses recursos são projetados para empoderar os cooperados, fornecendo-lhes o conhecimento e as ferramentas necessárias para tomar decisões financeiras informadas e sustentáveis. Este avanço reforça o papel de liderança no ecossistema financeiro, marcando um passo significativo para um futuro mais inclusivo e educativo em finanças”, comenta Vilaça.
Benefícios
A forte presença em todos os estados da federação e os consideráveis investimentos nos canais digitais, com o propósito cooperativista, têm possibilitado a expansão e atração de novos cooperados para o Sicoob. Segundo a instituição, a implementação do Open Finance, por exemplo, gerou um notável aumento de 13% nas associações durante a jornada de adesão digital.
Vilaça explica que o Open Finance tem o potencial de proporcionar diversas vantagens aos brasileiros e suas perspectivas futuras no país são promissoras. “Esta iniciativa traz consigo uma série de benefícios significativos para os consumidores brasileiros, destacando-se a maior transparência, o acesso aos novos produtos, a facilidade nas transações e a personalização de serviços. No Sicoob, já implementamos diversas soluções utilizando as informações compartilhadas pelos cooperados no Open Finance e planejamos implementar outras soluções inovadoras para expandir a oferta de produtos e serviços financeiros para nossos cooperados”, ressalta o executivo.
Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa.