O Sicredi se solidariza com toda a população do Rio Grande do Sul, estado onde nascemos e crescemos. Neste momento, todos os nossos esforços têm um único objetivo: cooperar.
Estamos envolvidos em diversas ações, como o resgate de pessoas, a organização de iniciativas para arrecadação de doações e apoio às necessidades emergenciais dos municípios impactados.
Nossas cooperativas estão mobilizadas para apoiar os nossos colaboradores, familiares, associados e os locais afetados. Estamos presentes em 97% dos municípios gaúchos e essa proximidade com a região permite iniciativas alinhadas às necessidades mais urgentes. Em mais de 60 das cerca de 400 cidades atingidas, o Sicredi é a única instituição financeira, e por isso, estamos mantendo todos os canais digitais, o telefone e a maior parte das agências em funcionamento, e trabalhando fortemente para restabelecer as agências mais atingidas.
Para os associados impactados, tomamos diversas ações, incluindo a postergação do vencimento de empréstimos e o bloqueio de protestos e negativações automáticas de títulos. Postergamos o vencimento de parcelas e vigências de contratos de seguros patrimoniais e isentamos o pagamento de multas e juros por atraso em consórcios.
Intensificamos medidas para atender, de forma rápida e sem custo, a emissão de segunda via de cartões, a substituição de maquininhas danificadas e o atendimento para acionamento de seguros.
Com o objetivo de apoiar as comunidades atingidas, convidamos nossa forte rede de colaboração a se unir aos nossos esforços, incluindo doações por meio da Fundação Sicredi.
Esse é um movimento inicial e prioritário. Nossas cooperativas farão ainda mais. Nascemos há 120 anos com a missão de cooperar e não será diferente no momento que o nosso estado de origem mais precisa de solidariedade.
É tempo de cooperar. É tempo de ter com quem contar.