Um estudo elaborado pelo Ailos, sistema de cooperativas que conta com mais de 1,6 milhão de cooperados, aponta um crescimento de mais de 30% na procura por consórcios entre o último trimestre de 2022 e o mesmo período de 2023, destacando as categorias de automóveis e imóveis. Enquanto homens entre 31 e 42 anos são os principais interessados, buscando estabilidade financeira e novas aquisições, entre o público feminino, os consórcios de serviços também são os mais procurados, especialmente para a faixa etária entre 25 a 48 anos.
O Paraná se destaca regionalmente como líder nesse crescimento, possivelmente impulsionado pelo vigor econômico do estado em 2023, segundo o Banco Central (BC). Ainda de acordo com o BC, em comparação com o mesmo período em 2022, o crescimento foi notável em todo o país, alcançando 10,42%, com uma expansão de 20,43% na região Sul.
“Esse crescimento reflete a contínua preferência dos consumidores por adquirir bens e serviços por meio dessa modalidade, impulsionada pela busca por aquisições planejadas, estabilidade econômica e alternativas de financiamento”, destaca Iracema Debarba, da área de Consórcios da Central Ailos.
Sobre o Sistema Ailos
Constituído em 2002, o Sistema Ailos conta com mais de 1,6 milhão de cooperados, 13 cooperativas singulares de crédito, uma central e uma corretora de seguros. São mais de 300 postos de atendimento e mais de R$ 20 bilhões em ativos. Com atuação física nos três estados do Sul do país, contribui e promove o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua por meio de suas filiadas: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.