Era 25 de julho de 1824 quando 39 alemães finalmente chegavam ao município de São Leopoldo, o destino final de uma longa viagem. Assim, iniciava o movimento da imigração alemã no Brasil, dando origem também à cidade que é berço desta colonização. Com o tempo, o número de imigrantes cresceu. Espalharam-se por toda a região e iniciaram uma trajetória que celebramos hoje, 200 anos depois.
Em 1902, em Nova Petrópolis, um grupo de imigrantes, motivados pelo Padre Theodor Amstad, decidiu unir forças para enfrentar os desafios que encontravam na comunidade. Inspirada nos modelos de cooperativismo que se desenvolviam na Alemanha, surgia a Sicredi Pioneira. Uma história que se entrelaça com a história da imigração.
Somos parte do legado construído por esses imigrantes. Um legado que se evidencia no dia a dia de nossas comunidades. Está presente nas nossas danças, músicas, naquilo que comemos, no nosso jeito de falar… E é este legado que honramos, com orgulho, ao celebrar os 200 anos da imigração alemã no Brasil.
Em 2023, iniciamos um circuito de ações alusivas ao bicentenário. Investimos e ajudamos a realizar diversas iniciativas que exaltam essa história de trabalho, resiliência, coragem e união. Movimentos culturais, livros, projetos jornalísticos e documentais, monumentos, eventos. Ações que celebram o passado — mas também reconhecem o presente e inspiram o futuro.
Os imigrantes alemães trouxeram consigo a essência da cooperação e moldaram a nossa história e de nossas comunidades. Hoje, como herdeiros deste legado, temos o compromisso de transformar as nossas ações em inspiração para o futuro que queremos, acreditando que juntos construímos comunidades melhores.
Fonte: sicredipioneira.com.br