Com mais de 8 milhões de associados e forte representatividade entre os pequenos negócios, instituição oferece soluções completas para pessoas físicas e jurídicas – independente do porte
O cooperativismo de crédito tem crescido rapidamente no Brasil nos últimos anos, impulsionado por sua atuação e negócio focados no desenvolvimento local, no retorno e na prosperidade da sociedade.
O modelo cooperativista empregado em diferentes ramos soma 1,2 bilhão de associados pelo mundo e mais de 3 milhões de cooperativas em 150 países. Quanto às cooperativas atuantes especificamente no crédito, nos Estados Unidos, por exemplo, o equivalente a 6 em cada 10 americanos em idade economicamente ativa são participantes.
No Brasil, são cerca de 770 cooperativas de crédito, com ativos que somam R$ 730 bilhões e um número de postos de atendimento que não para de crescer. O segmento, inclusive, tem se destacado no âmbito do sistema financeiro nacional, com avanço na ordem de 23,9% em 2023, contra 10,5% do restante do mercado.
Em termos de governança, as decisões das cooperativas são tomadas em conjunto pelos associados e todos usufruem dos resultados anuais proporcionalmente. Os associados também têm acesso a serviços que vão desde seguros, cartões a empréstimos.
Por ter proximidade com empresas de menor porte, e devido à sua diversificação geográfica, que vai de grandes centros a municípios menores, o cooperativismo de crédito é visto como um elemento essencial na promoção da inclusão financeira da população brasileira, principalmente nas áreas mais remotas.
Organização centenária
Com mais de 120 anos de história, o Sicredi foi a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina. Na prática, a instituição capta recursos a partir da participação de associados e os direciona para outras pessoas da mesma região, estimulando a geração de renda e o desenvolvimento econômico e social local, de grandes a pequenas e microempresas – bem como produtores rurais.
Um dos grandes diferenciais é o atendimento personalizado e humanizado. As taxas de juros também costumam ser mais baixas. Para além dos serviços financeiros, o Sicredi promove ainda programas de incentivo e iniciativas de educação financeira, com oficinas e palestras que visam auxiliar os associados na gestão de suas finanças.
A efetividade do cooperativismo
O impacto positivo do cooperativismo no desenvolvimento dos municípios foi evidenciado em um estudo publicado recentemente pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) em parceria com Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) e apoio do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco). O levantamento, que traz análise de dados entre 2018 e 2023, mostra que a abertura de cooperativas de crédito em municípios antes desassistidos gerou um incremento no PIB per capita equivalente a 10% da média nacional de 2021. Em termos de geração de emprego, notou-se a criação de 25,3 novos postos de trabalho por mil habitantes, o que corresponde a 15,1% acima da média nacional. No empreendedorismo, o crescimento foi de mais 3,2 estabelecimentos por mil habitantes.
Avanço pelo país
Com mais de 45 mil colaboradores, 2,8 mil agências e 104 cooperativas, o Sicredi soma hoje mais de 8 milhões de associados no Brasil e tem como objetivo alcançar 10 milhões até 2025. A maior parte é formada por Pessoas Físicas, 75%, seguida pelas Pessoas Jurídicas, 14%, das quais 74% referem-se a micro e pequenas empresas, 22% a microempreendedores individuais (MEI) e 4% médias e grandes. O alcance do Sicredi é tão amplo que ele pode ser visto como uma espécie de “raio-X” da economia real, uma vez que, das mais de 1,1 milhão de pequenas empresas no Brasil, 25% são associadas atualmente à instituição.
Uma das principais características do Sicredi para o atendimento personalizado, expansão da carteira e inclusão financeira é o crescimento no número de agências físicas. A instituição abriu mais de 1.400 agências em dez anos, o que equivale a mais de 100% de crescimento desde 2013. Em 2024 a expectativa é de fechar o ano com o marco de 200 novas agências abertas.
Assim, o pioneirismo do Sicredi prestando serviços financeiros com foco nas pessoas e atuação para uma sociedade mais próspera, impacta positivamente na vida dos cidadãos e em fatores como PIB, geração de empregos e renda, principalmente em municípios de menor porte. Essa colaboração com o desenvolvimento nas regiões onde atua e no comprometimento com seus associados vem fazendo com que o Sicredi e o cooperativismo de crédito tenham cada vez mais adesão e expansão em todo o Brasil.
Fonte: bloomberglinea.com.br