Ano Internacional das Cooperativas

Cooperativismo: Homenageado pela ONU por duas vezes

Você sabia que 2025 foi nomeado o “Ano Internacional das Cooperativas” pela Organização das Nações Unidas (ONU)? Esta é a segunda vez que o modelo de negócios cooperativista é homenageado pela organização internacional com um ano dedicado a ele.

A primeira vez foi em 2012, em reconhecimento ao trabalho realizado pelas cooperativas para recuperar a economia das comunidades após a crise financeira global de 2008. Agora, a ONU reconhece os impactos sociais, econômicos e ambientais das cooperativas na busca por um mundo mais sustentável. Em ambas as ocasiões, o slogan escolhido foi o mesmo: “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

O cooperativismo, junto com a economia criativa, são os únicos modelos de negócios do mundo a serem homenageados pela ONU com um ano internacional — um reconhecimento que acontece em âmbito global desde 1959. Isso destaca o papel e a importância do cooperativismo e seu impacto global duradouro, especialmente como um dos principais motores para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Impacto Global e Local

“As cooperativas estão presentes em comunidades grandes e pequenas, lutando contra a pobreza e a exclusão social, fortalecendo a segurança alimentar e ajudando empreendedores locais a alcançar mercados nacionais e internacionais”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em pronunciamento oficial sobre o lançamento do Ano Internacional das Cooperativas. Guterres também destacou a importância da cooperação para solucionar problemas mundiais e o compromisso das cooperativas em continuar dialogando com os governos dos 193 países-membros da ONU para que esse trabalho seja reconhecido em escala global.

O presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Ariel Guarco, reforçou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável do planeta. “Esta é a segunda vez na história que a ONU dedica um ano internacional às cooperativas, e isso não é uma coincidência. As cooperativas estão presentes em todos os aspectos de nossas vidas e respondem a cada um dos ODS, em todos os lugares”, afirmou.

Pessoas em Primeiro Lugar

A ONU acredita que as cooperativas têm uma capacidade única de promover o crescimento inclusivo e fortalecer a resiliência das comunidades onde atuam. Muito antes de declarar 2012 e 2025 como “Ano Internacional das Cooperativas”, a ONU instituiu o Ano Internacional da Cooperação (1965), que remonta indiretamente ao cooperativismo.

Mas por que as cooperativas vêm chamando a atenção de organizações internacionais como a ONU? Aqui estão alguns motivos:

  • Foco nas Pessoas: Cooperativas colocam as pessoas em primeiro lugar, crescendo em momentos de crise e gerando resultados que impactam a economia local e a renda dos cooperados.
  • Alcance dos ODS: O cooperativismo tem papel essencial no alcance dos ODS e na inclusão de pequenos produtores rurais e trabalhadores autônomos na economia.
  • Segurança Alimentar: As cooperativas contribuem com a segurança alimentar da população mundial e cuidam das localidades onde estão inseridas, sendo muitas vezes a única instituição financeira de determinadas regiões.

Representação na Economia Global

Em números, as cooperativas têm uma grande representação na economia global. Se fossem um país, as 300 maiores cooperativas movimentariam um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 2,4 trilhões, o que as colocaria como a 8ª economia mundial, à frente de países como o Brasil, Canadá e Itália. Os dados são do World Cooperative Monitor (WCM) 2024, produzido pela Aliança Cooperativa Internacional, e também podem ser encontrados no AnuárioCoop 2024, produzido pelo Sistema OCB.

A adesão aos princípios e valores do cooperativismo também vem crescendo exponencialmente. Atualmente, existem 3 milhões de cooperativas e 1 bilhão de cooperados (12% da humanidade). Somente no Brasil, existem 4.509 cooperativas presentes em mais de 3.624 municípios. Em 2024, foram catalogados mais de 23,4 milhões de cooperados, representando 11,5% da sociedade brasileira associada a uma cooperativa. O cooperativismo brasileiro injetou R$31 bilhões em salários e encargos trabalhistas na economia, empregando 550,6 mil brasileiros.

O Futuro do Cooperativismo

Com o apoio e a visibilidade do Ano Internacional das Cooperativas, espera-se ampliar ainda mais o alcance do modelo de negócios cooperativista. A ONU já se comprometeu a fortalecer o cooperativismo, incentivando e apoiando seus 193 países-membros a investir e criar novas cooperativas. Além disso, a organização pretende inserir a participação de representantes cooperativistas em conferências que impactam cenários locais, regionais e mundiais, decisão que deve repercutir diretamente em mais políticas públicas para o cooperativismo e mais espaço na agenda global.

2025, o “Ano Internacional das Cooperativas”

Oficialmente, o Ano Internacional das Cooperativas de 2025 foi lançado em novembro de 2024, durante a Conferência Global da Aliança Cooperativa Internacional, em Nova Déli, na Índia. Qualquer pessoa pode se engajar nesse movimento cooperativo global, mobilizando eventos, divulgando o cooperativismo em suas redes sociais e até usando a logomarca oficial do Ano Internacional das Cooperativas. Para participar da campanha, acesse o site oficial.


Fonte: OCB/ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *