Eleição de Novos Conselheiros do FGCoop

Eleição de Novos Conselheiros do FGCoop – triênio 2025–2028

Eleição de Novos Conselheiros do FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito) ocorreu na Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada de forma híbrida na sede do Sicoob Comperj, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de representantes dos sistemas cooperativos de crédito de todo o Brasil e foi transmitido ao vivo pelo canal do FGCoop no YouTube, permitindo uma ampla participação das instituições associadas.

Assista à transmissão da Assembleia do FGCoop 2025 no YouTube

Aprovação das Contas e Temas Estratégicos do FGCoop

Durante a Assembleia, foram aprovadas as contas do exercício de 2024 do FGCoop, com base no relatório de auditoria independente e parecer do Conselho Fiscal. Além disso, foram discutidos temas estratégicos como a fixação do limite global de remuneração da diretoria Executiva e a fixação da remuneração do Conselho de Administração.

Eleição de Novos Conselheiros do FGCoop

Um dos principais pontos da reunião foi a eleição de novos membros para o Conselho de Administração, com mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2028. Também foram eleitos a nova diretora da área de Risco e Governança e o novo presidente do Conselho de Administração. As indicações aprovadas na Assembleia ainda serão submetidas à apreciação do Banco Central, conforme a regulamentação vigente.

Designação da Presidência do Conselho do FGCoop

João Francisco Sanchez TavaresDurante a Assembleia, foi aprovada a proposta de designação do Conselheiro Independente João Francisco Sanchez Tavares como novo Presidente do Conselho de Administração do FGCoop. Tavares é conselheiro independente do FGCoop desde 2022. Executivo com sólida formação em Administração e especialização em Finanças, possui mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras, com forte atuação em áreas como crédito, planejamento, governança e inovação. Atuou como Diretor-Presidente do Banco Cooperativo Sicredi e das instituições centralizadas do sistema por cinco anos, e tem passagens por programas executivos em universidades como Chicago, Insead e MIT.

Nova Diretora de Risco e Governança do FGCoop

Erika Akemi Kimura Reis foi eleita para a diretoria de Risco e Governança. Com ampla formação acadêmica e sólida experiência no setor financeiro e cooperativista, Erika tem passagens por instituições como a Cooperforte e já atuou como docente em temas como ESG, gestão estratégica e mercado financeiro.

Conselheiros do FGCoop Eleitos para o Triênio 2025–2028

  • Adriano Michelon – Representante da Cresol. Diretor Superintendente da Central Cresol Baser e Vice-Presidente da Cresol Confederação, possui mais de 25 anos de atuação no cooperativismo.
  • Antônio Carlos Bizzo Lima – Conselheiro Independente. Economista com carreira executiva no Banco do Brasil e Banco Patagonia, é membro ativo do IBGC e especialista em governança.
  • Celso Ronaldo Raguzzoni Figueira – Representante do Sicredi. Presidente da Central Sicredi Brasil Central, com ampla trajetória em conselhos do sistema cooperativo.
  • Ivan Marcos Wentz – Representante das cooperativas não filiadas a centrais. Atua há mais de 44 anos no cooperativismo, com foco em gestão estratégica e controles internos.
  • Ivo José Bracht – Representante de instituições de dois níveis (Ailos, Credisis, Unicred, Uniprime). Diretor Executivo da Central Ailos, com mais de 20 anos de experiência e atuação destacada no FGCoop e OCB.
  • Luiz Antônio Ferreira de Araújo – Representante do Sicoob. Presidente do Sicoob Central Rio, com sólida formação jurídica e trajetória no Ministério Público da Guanabara.

Sobre o FGCoop

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) é uma associação civil sem fins lucrativos, de abrangência nacional e com personalidade jurídica própria no âmbito do direito privado. Sua função principal é proteger os recursos depositados por indivíduos nas cooperativas financeiras, garantindo a segurança dos depósitos realizados. Em situações de intervenção ou liquidação de cooperativas associadas, o FGCoop tem o papel de recuperar depósitos, limitados a até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, conforme as disposições do regulamento. Além de prover garantias financeiras, a entidade monitora de perto a saúde financeira das cooperativas financeiras associadas. Mais informações no site: www.fgcoop.coop.br.

Deixe um comentário