Soluções inclusivas e sustentáveis – O Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado sempre no primeiro sábado de julho, reveste-se este ano de um significado especial, porque a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. A ONU reconhece o cooperativismo como um modelo de negócios que promove justiça financeira e prosperidade, centrado nas pessoas e com o propósito de promover o bem-estar social e ambiental.
O tema do Dia Internacional do Cooperativismo 2025 é “Cooperativas: impulsionando soluções inclusivas e sustentáveis para um mundo melhor”. Este 5 de julho é ainda mais significativo porque o movimento cooperativo terá participação ativa no Fórum Político de Alto Nível da ONU, em Nova Iorque e na Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social, em Doha, no Catar, ambos no segundo semestre. Em novembro, em Belém, também será realizada a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém, no Pará.
Num momento, portanto, em que a espécie humana repensa profundamente os caminhos para cuidar da vida no planeta, os valores do cooperativismo são cada vez mais atuais e urgentes, porque é um modelo democrático e solidário, com a união voluntária de pessoas que buscam atender as necessidades individuais e coletivas, as aspirações comuns, por meio de uma empresa coletiva – a cooperativa.
Nas cooperativas, o objetivo principal não é o lucro dos acionistas e os resultados voltam para os cooperados, que são os donos e beneficiários do negócio. É um modelo de negócios que tem dado tão certo que hoje está presente em mais de 100 países, engloba mais de 1 bilhão de pessoas e gera 280 milhões de empregos no mundo.
O cooperativismo tem sido reconhecido como um dos pilares para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso porque as cooperativas promovem: trabalho digno e crescimento econômico; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; e parcerias para o desenvolvimento sustentável.
O Dia Internacional do Cooperativismo é uma oportunidade para amplificar essa mensagem local e globalmente, demonstrando o quanto o modelo cooperativo é uma opção mais justa, e como a humanidade pode trilhar um caminho mais seguro, próspero e democrático, baseado na solidariedade.
Rui Schneider da Silva – Presidente do Sicoob SC/RS
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa