Maior Programa de Educação do Sicredi celebra 30 anos

Evento realizado pela Sicredi União RS/ES reuniu professores, assessores pedagógicos, autoridades e imprensa, destacando o impacto positivo na educação

No dia 12 de agosto, o Centro Cívico de Santa Rosa foi palco de um evento em comemoração aos 30 anos do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa educacional do Sicredi, nascida em 1995 no município de Santo Cristo/RS. A comemoração, intitulada 30 anos de sementes plantadas e sonhos realizados, reuniu professores, assessores pedagógicos e representantes da imprensa para celebrar uma trajetória de transformação e cooperação no ambiente escolar.

“O Programa A União Faz a Vida é uma verdadeira força transformadora que impacta profundamente crianças e adolescentes por meio da educação, promovendo valores e princípios como cooperação e cidadania. Ao estimular o protagonismo, o Programa prepara jovens para se tornarem líderes comprometidos em construir comunidades mais justas e solidárias. São sementes lançadas hoje que florescerão em futuras gerações de pessoas que fazem a diferença”, ressalta Fernando Haas, diretor executivo da Sicredi União RS/ES.

A manhã foi aberta pela apresentação do Coral Infanto Juvenil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, de Santo Cristo, seguida da palestra de Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo da Fundação Sicredi, que abordou sobre a importância dos 30 anos do União Faz a Vida e o impacto do cooperativismo. “É uma alegria imensa retornar às origens deste programa tão especial e poder reconhecer, junto aos professores presentes, o papel essencial que desempenham para que o A União Faz a Vida aconteça e continue gerando transformação por meio da educação.

Cada educador aqui é protagonista dessa história, semeando valores fundamentais e inspirando novas gerações. Celebrar este momento é celebrar a força da cooperação e o compromisso de construir um futuro mais justo e solidário para nossas comunidades”, afirmou Romeo Balzan.

Na sequência palestra com Geraldo Peçanha de Almeida sobre O trabalho pedagógico como prática de felicidade – A construção do professor inesquecível. “Foi um momento de reflexão que traz direção para quem está na sala de aula, para quem está em um trabalho de cooperação e de ajuda mútua, ou seja, de construção de uma sociedade melhor”, disse Peçanha.

Desde o início do ano a Cooperativa e o Sicredi vem realizando diversos eventos e ações de celebração desta data especial e ainda realizará o tradicional Encontro de Professores dos Programas de Educação, em outubro, e o II Seminário de Práticas Inspiradoras, em novembro.

Atualmente o Programa é uma das principais referências na promoção de valores como cooperação e cidadania dentro das escolas, impactando milhões de estudantes e educadores no Brasil, transformado a educação ao estimular a aprendizagem colaborativa e o protagonismo de crianças e jovens em suas comunidades.

Presente em 15 estados brasileiros, ao longo desse período já impactou positivamente 5,3 milhões de crianças e adolescentes, envolveu 250 mil educadores e alcançou 4,9 mil escolas em mais de 780 municípios. Na área de atuação da Sicredi União RS/ES temos o Programa em 30 municípios do RS, impactando mais de 10,8 mil crianças e adolescentes de 90 escolas e envolvendo mais de 900 professores.

Com valores essenciais como o diálogo, justiça, solidariedade e respeito à diversidade, a abordagem pedagógica é centrada em projetos cooperativos, que estimulam o pensamento crítico, a escuta ativa e o protagonismo. Além disso, todos os integrantes do Programa se engajam e participam ativamente, sejam eles estudantes, profissionais da educação, pais ou comunidade. Uma verdadeira Rede de Compromisso que valoriza cada pessoa que faz parte do Programa.


Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *