Uma das coisas mais importantes que o trabalho em uma cooperativa de crédito nos proporciona é a oportunidade de estar lado a lado com nossos associados — seja em nossas agências, seja em eventos locais. Vivenciar, na prática, o impacto do cooperativismo de crédito nas comunidades, na vida de nossos associados e nas localidades onde as cooperativas estão inseridas é uma alegria que somente o cooperativismo proporciona.
Algo muito relevante, e que chama a atenção, é o quanto percebemos que a presença das cooperativas, por meio de seus colaboradores, é altamente valorizada. Em todos os ambientes onde estamos presentes, fica evidente que a nossa principal força — o relacionamento — se materializa. Esse é o nosso “superpoder”, que se reflete na satisfação dos associados e das comunidades em ternos por perto.
Isso não é à toa, especialmente por dois motivos. Primeiro: a maioria das cooperativas nasceu em pequenos municípios, muitas vezes a partir de cooperativas de produção e com o apoio incondicional de seus associados e das comunidades locais. Segundo: as cooperativas seguem à risca o sétimo princípio universal do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade.
Nesse contexto, é importante destacar que o interesse pela comunidade exige que as cooperativas estejam sempre conectadas e apoiando projetos e necessidades que possuam um caráter sustentável — seja sob a perspectiva econômica, garantindo a continuidade e a perenidade do empreendimento cooperativo; seja sob as perspectivas social ou ambiental.
Além disso, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) já estão, há bastante tempo, no radar das cooperativas. Por isso, unindo o útil ao agradável, a sustentabilidade se torna a nossa presença — seja por meio das estruturas físicas, dos canais digitais ou, principalmente, da presença viva e intensa de nossos colaboradores na vida dos nossos associados e das comunidades.
Estruturas e tecnologias todos podem ter, mas o relacionamento humanizado, próximo e legítimo continua sendo uma exclusividade do cooperativismo. Estar próximo é estar junto e fazer a diferença. Então, sustentabilidade é presença.
Vinícius Lóss dos Santos é Psicólogo, Administrador, Mestre em Cooperativismo de Crédito, Comentarista Esportivo e Gerente de Pessoas e Cultura da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP.