Sicredi já reúne 8 cooperativas centenárias

Sicredi já reúne 8 cooperativas centenárias

O Sicredi é formado pela trajetória e atuação de várias cooperativas, que inclui desde instituições jovens, com cerca de 10 anos de existência, passando por cooperativas com 30 ou 40 anos, até aquelas que já ultrapassaram o marco dos 100 anos. Essa pluralidade de trajetórias reforça a capacidade do cooperativismo de se adaptar às diferentes realidades regionais, mantendo-se relevante e inovador ao longo do tempo.

Sicredi é uma instituição financeira cooperativa formada por 102 cooperativas, com atuação em mais de 2.100 municípios brasileiros, promovendo o crescimento dos seus mais de 9,5 milhões de associados e o desenvolvimento das regiões onde está presente. Com um modelo de gestão que valoriza a participação ativa dos associados — que exercem o papel de donos do negócio — o Sicredi se consolida como uma força transformadora no cooperativismo de crédito nacional.

Presente fisicamente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o Sicredi conta com mais de 3 mil agências, oferecendo uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras que atendem às necessidades de pessoas, empresas e produtores rurais. Essa capilaridade permite que a instituição esteja presente em comunidades de todos os portes, inclusive em localidades onde os bancos tradicionais não chegam.

Esse modelo de atuação regional e participativo é ilustrado pelas suas cooperativas centenárias, que demonstram a força e a perenidade do cooperativismo no Brasil.

O Legado do Padre Theodor Amstad

A trajetória do cooperativismo de crédito no Brasil tem raízes profundas e inspiradoras. Um dos marcos fundadores dessa história foi a atuação do Padre Jesuíta Theodor Amstad, que chegou ao Rio Grande do Sul em 1885 com o propósito de apoiar os imigrantes de origem germânica e promover melhores condições de vida para as comunidades locais.

A partir de 1902, impulsionado por esse ideal, o Padre Theodor Amstad liderou, orientou e inspirou a criação de diversas entidades comunitárias, como escolas, hospitais, asilos e, especialmente, cooperativas de crédito. Estima-se que cerca de 60 cooperativas tenham sido fundadas entre 1902 e 1960 motivadas pelo legado de Amstad. Embora muitas delas tenham sucumbido nas décadas de 1960 e 1970, o legado deixado por esse movimento foi essencial para a consolidação do cooperativismo como instrumento de transformação social e econômica.

A partir de 1980, diante da escassez de recursos públicos para o financiamento do crédito rural, cooperativas agropecuárias passaram a estimular a criação de cooperativas de crédito, lideradas por Mário Kruel Guimarães e pela recém criada Central Sicredi Sul/Sudeste. A Central, à época chamada de Cocecrer-RS (Cooperativa Central de Crédito Rural), foi fundada por 9 das 14 cooperativas de crédito Raiffeisen que sobreviveram às dificuldades enfrentadas nas décadas de 1960 e 70, cooperativas estas fundadas pela inspiração do Padre Amstad.  Somente em 1981, foram constituídas 41 novas cooperativas no Rio Grande do Sul. Esse movimento gaúcho rapidamente influenciou outros estados, culminando na formação de um sistema cooperativo nacional: o Sicredi.

Cooperativas Centenárias e Suas Localizações

Atualmente 8 cooperativas fundadas entre 1902 e 1925 já comemoraram seu primeiro centenário, fazendo parte das empresas mais antigas do Rio Grande do Sul:

  • Fundada em 1902 – Sicredi Pioneira RS – Nova Petrópolis/RS – Primeira cooperativa de crédito da América Latina, localizada na Serra Gaúcha e no Vale dos Sinos.
  • Fundada em 1906 – Sicredi Integração RS/MG – Lajeado/RS – Com sede no Vale do Taquari (RS) e atuação também em Minas Gerais.
  • Fundada em 1913- Sicredi União RS/ES – Cerro Largo/Santa Rosa/RS – Presente no Noroeste do Rio Grande do Sul e no sul do Espírito Santo.
  • Fundada em 1914 – Sicredi Região Centro RS/MG – Santa Maria/RS – Atua na região central do RS e na região metropolitana de Belo Horizonte.
  • Fundada em 1919 – Sicredi Vale do Rio Pardo RS – Santa Cruz do Sul/RS – Localizada em uma das principais regiões produtoras do país.
  • Fundada em 1923 – Sicredi Caminho das Águas RS – Rolante/RS – Com atuação no Vale do Paranhana (RS) e no Litoral Norte do RS.
  • Fundada em 1925 – Sicredi das Culturas RS/MG – Augusto Pestana/Ijuí/RS – Presente no Noroeste gaúcho e em Minas Gerais.
  • Fundada em 1925 – Sicredi Origens RS – Porto Alegre/RS – Sediada na capital gaúcha e região metropolitana de Porto Alegre.

Atuação Transformadora

Essas instituições são prova viva de que o cooperativismo é capaz de atravessar gerações, superar desafios econômicos e sociais e se renovar sem perder sua essência. A longevidade dessas cooperativas reflete seu papel fundamental na inclusão financeira, no apoio ao agronegócio, na geração de renda e no fortalecimento do tecido social das regiões onde atuam.

O modelo de atuação do Sicredi é baseado no reinvestimento dos recursos captados nas próprias comunidades, promovendo o crescimento sustentável e a democratização do acesso a serviços financeiros.

Ano Internacional das Cooperativas: Um Marco Global

Esse marco é ainda mais especial porque, em 2025, celebramos o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse reconhecimento destaca o impacto transformador do cooperativismo em todo o mundo, reforçando sua importância na promoção do desenvolvimento sustentável, da justiça social e da democratização das oportunidades econômicas.

Compromisso com o Futuro

Ao valorizar sua história e suas cooperativas centenárias, o Sicredi reforça o compromisso em seguir inovandointegrando pessoasapoiando comunidades e inspirando novas gerações a acreditar na força da cooperação. Celebrar o Ano Internacional das Cooperativas é celebrar também o passado, o presente e o futuro do Sicredi como agente transformador da sociedade.

Uma Obra Coletiva e em Constante Evolução

Por fim, é oportuno registrar um agradecimento a todas as pessoas que, em algum momento, dedicaram parte de suas vidas ao cooperativismo financeiro. Uma história de mais de 100 anos só se constrói reconhecendo que não fazemos nada sozinhos. Muitas foram as pessoas que acreditaram, lideraram, se dedicaram, motivaram outros e trabalharam para que hoje pudéssemos contar uma história de protagonismo e sucesso. Todos fazemos parte desta obra inacabada e em constante transformação, e cabe a nós deixar o nosso legado e entregá-lo para as próximas gerações que continuarão a promover mudanças e transformações, adaptando a realidade de sua época.


Márcio Port, é presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste e autor do livro “Cooperativismo Financeiro, uma história com propósito, publicado em 2022, e coautor dos livros “Cooperativismo de Crédito Ontem, Hoje e Amanhã”, publicado em 2012 e “Cooperativismo Financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios“, publicado em 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *