Sistema Sicoob

Cooperativismo de Crédito no Brasil » Sistema Sicoob

O Sistema Sicoob é uma robusta rede de cooperativas financeiras que se destaca por sua atuação em todo o território brasileiro, refletindo a força e a união de milhões de pessoas que escolhem uma forma mais justa e colaborativa de gerir suas finanças.

Estrutura e Atuação do Sicoob

A estrutura do Sicoob é composta por mais de 300 cooperativas singulares e 14 cooperativas centrais.

As cooperativas singulares são a base do sistema, oferecendo atendimento direto aos cooperados e estando presentes em centenas de municípios brasileiros.

As cooperativas centrais integram as singulares, coordenando-as e fornecendo suporte necessário para sua operação.

Centro Cooperativo Sicoob – CSS

O Centro Cooperativo Sicoob (CCS), localizado em Brasília, é o coração estratégico do sistema, responsável pelas normas, políticas, condutas, processos, tecnologias, produtos, serviços e marcas do Sicoob. No CSS estão sediados a Confederação Sicoob e o Banco Cooperativo Sicoob.

O Centro Cooperativo Sicoob, além de empresa líder do Sistema e sua porta-voz institucional, se ocupa de atividades de apoio aos negócios das cooperativas, envolvendo TI, gestão de pessoas, marketing, normas, auditoria interna, gestão de risco operacional e controles internos, compras corporativas, entre outras.

Banco Cooperativo Sicoob

O Banco Sicoob é um banco múltiplo privado especializado no atendimento a cooperativas de crédito, cujo controle acionário pertence a entidades filiadas ao Sicoob.

Seu papel institucional é assegurar condições de competitividade às cooperativas no campo dos negócios, oferecendo-lhes um completo portfólio de soluções negociais, ocupando-se também da gestão de liquidez do Sistema e da sua conexão com o mercado financeiro, além de exercer atividades corporativas especializadas no interesse do conjunto das cooperativas (gestão de risco de mercado, de liquidez e de crédito, ouvidoria, consultoria jurídica, entre outras).

Desde sua constituição em 1996, o Bancoob vem construindo uma história baseada na gestão estratégica dos negócios e no trabalho integrado, com a finalidade de estimular o desenvolvimento do cooperativismo de crédito no país.

O Bancoob é parte essencial do Sicoob, atuando como um propulsor do desenvolvimento econômico e social dos associados e das comunidades onde estão inseridos.

Empresas Controladas

O Sicoob abrange também empresas controladas que oferecem serviços complementares, como seguros, consórcios, administração de cartões e muito mais, garantindo que as necessidades financeiras dos cooperados sejam atendidas de forma completa e integrada.

Como organizações não cooperativas, compõem o Sicoob: a) o Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob); b) a Sicoob DTVM (subsidiária integral do Bancoob, gestora de recursos de terceiros); c) a Sicoob Previ (entidade fundacional, patrocinada pelo Bancoob, provedora de soluções de previdência privada); d) a Ponta Administradora de Consórcios (subsidiária integral do Bancoob, responsável pelos produtos de consórcios) e e) a Cabal Brasil (joint venture entre Bancoob, controlador, e grupo cooperativo argentino, com os papéis de processadora de cartões, bandeira e adquirente, nesse caso especialmente em relação ao cartão BNDES).

A essas empresas, juntar-se-ão a seguradora do Sicoob, em processo de constituição, também controlada pelo Bancoob, e a parceria (na forma de acordo operacional) entre o Banco e corporação global para atuar na área de adquirência (credenciamento) de meios eletrônicos de pagamento.

Estrutura do Sicoob

Estrutura_Sicoob_2014

Saiba mais sobre o Sicoob no site www.sicoob.com.br

5 Comentários

  1. Olá.
    Como é feita a prestação de contas aos associados?
    Qual a legislação e o que expressa o Banco Central sobre a obrigatoriedade de prestar contas, e de que modo isso acontece?

    1. Vanderlei, a Lei que regulamenta as cooperativas é a 5.764/71. Nela estão contidas muitas das respostas que você procura. A prestação de contas é anual e deve ser feita nos primeiros 4 meses após o encerramento do exercício. Esta prestação de contas é realizada nas Assembleias Gerais, local em que os associados deliberam acerca das contas apresentadas. Além disto as cooperativas divulgam seus balanços anuais em jornais de circulação local, normalmente no município sede da cooperativa.

  2. Quando uma cooperativa possuí mais de 3000 associados e abrange uma região extensa para eleição de conselho fiscal pode ser nominal e ao mesmo tempo reservar vaga no conselho para uma determinada região onde não foi feita eleição prévia para escolha do candidato daquela região. Assim um único candidato daquela região com um único voto está eleito para o conselho, isso é legítimo???

    1. Fábio, deve ser verificado no Estatuto da Cooperativa o que fala sobre a forma e condições de eleição do Conselho Fiscal.

  3. Prezados,

    Gostaria de saber no quantitativo de Dirigentes (7.442) quais cargos/funções foram considerados: diretores, conselheiros administrativos, mais quem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *