Na Áustria, as instituições cooperativas, representadas pelo Raiffeisen Banking Group – RBG, originário do modelo Raiffeisen, e pela Österreichischer Genossenschaftsverband (Associação Austríaca de Cooperativas), modelo Schulze – Delitzsch, detêm 33% dos depósitos do país.
Raiffeisen Banking Group (RBG)
O Österreichische Raiffeisen Bankengruppe (RBG) é formado por oito bancos regionais (Raiffeisenlandesbanken), com 490 bancos cooperativos locais e um banco central próprio, o RZB (Raiffeisen Zentralbank Österreich AG). Juntos, formam o maior grupo financeiro da Áustria, detendo 28% dos depósitos do país, e do qual aproximadamente 40% dos austríacos são clientes. O RZB é também a 7ª maior instituição financeira cooperativa do mundo. Nos financiamentos, o foco está nas pequenas e médias empresas, no turismo e na agricultura.
O RZB possui filiais em vários países, alinhado com a estratégia do grupo, voltada para mercados emergentes.
OGV – Osterreichischer Genossenschaftsverband
Além do RZB, atua na Áustria o OGV – Osterreichisch Genossenschaftsverband, seguidor do modelo alemão Schulze – Delitzsch, que detém 8% dos depósitos do país e que utiliza a marca Volksbank.
O Volksbank, por sua vez, é o banco central para 48 Volksbanken, que têm suas raízes nas pequenas e médias áreas urbanas. Além disso, ele atua como um banco comercial para os grandes clientes e como prestador de serviços para os bancos primários. É também responsável pela estratégia da rede Volksbanken.
O Volksbank tem fortes laços com o alemão DZ Bank (que detém 25% da OGV). A seguradora Victoria Group é outro investidor estratégico (10%) na OGV. A Victoria Group, que é de propriedade da Munich Re, vende seguros de vida e de pensões da empresa por meio do canal Volksbanken. Por intermédio do RZB, o OGV possui atuação na Europa Oriental.