Cooperativismo » OCB – Organização das Cooperativas do Brasil

OCB - Organização das Cooperativas do BrasilA OCB – Organização das Cooperativas do Brasil – é a entidade que congrega todas as cooperativas brasileiras, ou seja, todos os ramos do cooperativismo.

A OCB é uma entidade privada, que representa formal e politicamente o sistema nacional. Em suma, integra todos os ramos de atividade do setor e mantém serviços de assistência, orientação geral e outros de interesse do Sistema Cooperativo.

A Organização das Cooperativas do Brasil fixa as diretrizes políticas do Sistema Cooperativo, mantém cadastro das sociedades cooperativas de qualquer grau e objeto social. Ela também promove, acompanha e faz cumprir a autogestão das entidades constituintes do Sistema Cooperativo. Além disto, integra e classifica as cooperativas por ramo de atividade, incentiva a produção de conhecimentos aplicados ao desenvolvimento funcional e organizacional das cooperativas. É também a OCB quem promove a divulgação do cooperativismo. Faz também a defesa judicial e extrajudicial dos direitos individuais homogêneos, coletivos e interesses difusos do Sistema Cooperativo.

A OCB também exerce a representação sindical patronal das cooperativas, assim, assume todas as prerrogativas de Confederação Patronal. Estabelece ainda, parâmetros e arrecada a contribuição cooperativista e mantém relações de integração e intercâmbio entre os ramos e órgãos cooperativistas do País e do exterior.

As OCEs – Organizações das Cooperativas Estaduais, exercem as mesmas atividades da OCB, em nível estadual e distrital.

Conheça o site da Organização das Cooperativas do Brasil no link Somos Cooperativismo.

 

CECO – Conselho Especializado de Crédito da Organização das Cooperativas do Brasil

O CECO é a entidade de representação responsável por defender os interesses das Cooperativas de Crédito perante os órgãos oficiais como Banco Central do Brasil, Presidência da República, Câmara dos Deputados e Senado.

A OCB – Organização das Cooperativas do Brasil – é quem coordena o CECO, que é integrado por representantes dos sistemas cooperativos brasileiros a exemplo do SICOOB, SICREDI, UNICRED e outros.

28 Comentários

  1. Que atitude tomar quando depois de um tempo como cooperado você percebe que a cooperativa, através de seus dirigentes, trabalham em pró dos anseios de um tomador de serviço em prejuízo de seus cooperados, e que com mais de uma cooperativa atuando na mesma operação, a maneira que encontram de se destacar de forma positiva em relação as outras, é deixando livre o caminho para os desmandos e imposições desses tomadores, levando a parecer inclusive que essas cooperativas pertencem à própria tomadora de serviço, já que criam descontos absurdos na hora de pagar pelos serviços, apoiadas pelas atitudes omissas da cooperativa?

  2. Amigos, somos carca de 100 músicos, cantores, compositores, videomakers e produtores e gostaríamos de fundar uma cooperativa. Em que categoria devemos enquadra-nos e quais os procedimentos iniciais. Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *