A OCB – Organização das Cooperativas do Brasil – é a entidade que congrega todas as cooperativas brasileiras, ou seja, todos os ramos do cooperativismo.
A OCB é uma entidade privada, que representa formal e politicamente o sistema nacional. Em suma, integra todos os ramos de atividade do setor e mantém serviços de assistência, orientação geral e outros de interesse do Sistema Cooperativo.
A Organização das Cooperativas do Brasil fixa as diretrizes políticas do Sistema Cooperativo, mantém cadastro das sociedades cooperativas de qualquer grau e objeto social. Ela também promove, acompanha e faz cumprir a autogestão das entidades constituintes do Sistema Cooperativo. Além disto, integra e classifica as cooperativas por ramo de atividade, incentiva a produção de conhecimentos aplicados ao desenvolvimento funcional e organizacional das cooperativas. É também a OCB quem promove a divulgação do cooperativismo. Faz também a defesa judicial e extrajudicial dos direitos individuais homogêneos, coletivos e interesses difusos do Sistema Cooperativo.
A OCB também exerce a representação sindical patronal das cooperativas, assim, assume todas as prerrogativas de Confederação Patronal. Estabelece ainda, parâmetros e arrecada a contribuição cooperativista e mantém relações de integração e intercâmbio entre os ramos e órgãos cooperativistas do País e do exterior.
As OCEs – Organizações das Cooperativas Estaduais, exercem as mesmas atividades da OCB, em nível estadual e distrital.
Conheça o site da Organização das Cooperativas do Brasil no link Somos Cooperativismo.
CECO – Conselho Especializado de Crédito da Organização das Cooperativas do Brasil
O CECO é a entidade de representação responsável por defender os interesses das Cooperativas de Crédito perante os órgãos oficiais como Banco Central do Brasil, Presidência da República, Câmara dos Deputados e Senado.
A OCB – Organização das Cooperativas do Brasil – é quem coordena o CECO, que é integrado por representantes dos sistemas cooperativos brasileiros a exemplo do SICOOB, SICREDI, UNICRED e outros.
hoje posso melhor descrever o que solicitavamos no dia 7 de maio; é que queriamos saber e com o apoio da ocb e a mesma como base, na criação de uma cooperativa de consumidores dos serviços de comunicações fixa e movel à nivel de brasil, para que possamos sair da kartlização dos sistemas como é hoje.Em relação ao comentario, sempre tive a ocb como minha orientadora quando preciso de algumas informações no tocante às normas sobre cooperativismo.
oi bom dia meu nome é eduardo lima badaro moro em belo horizonte faço gestão em cooperativa gostaria de conversar com vc para ver se nossas ideias se encaixam
dudubadaro@gmail.com
Acredito muito na ocb, pois quando quero alguma informacao sempre busco atraves da mesma. Portanto acredito que voces nos darao otimas operativaorientacoesdesta co se e ou nao possivel a formacao
gostariamos de colocarmos na condicao de cooperativados do sistema de comunicao brasileira qual o caminho a ser tomado na fomacao da cooperativa tendo a ocb como carro chefe, se instalando nas varias regioes do brasil no caso a cooperativa serias de todos os consumidores de comunicacao brasileira fixa e movel e tentando assim acabar com esse cartel das comunicacoes.