Instituto Sicoob promove Orientação Financeira gratuita no Rio de Janeiro

Evento fará parte da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira do Banco Central.

Em maio, o Instituto Sicoob irá realizar, em parceria com o Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), uma ação gratuita de orientação financeira, aberta ao público, alinhada à 5ª Semana Nacional de Educação Financeira do Banco Central (BACEN). Com o objetivo de promover o tema entre a população, o evento acontece de 14 a 18 de maio, das 09h às 16h, no Largo da Carioca, no Centro do Rio.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 62,2% em 2017, acima dos 59% de 2016. O estudo mostrou ainda que as famílias inadimplentes (com dívidas ou contas em atraso) ficaram em 25,7% em dezembro, acima dos 24% do mesmo período do ano anterior. Pensando nesse cenário, a ação do Instituto Sicoob vai promover palestras sobre educação financeira, para que as pessoas aprendam a planejar melhor o uso do dinheiro, dando dicas também para sair das dívidas e a fazer os melhores investimentos.

As clínicas financeiras serão comandadas por voluntários do Sicoob Central Rio, consultores do Planejar e palestrantes do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Foram convidados também a participar o presidente do Instituto Sicoob, Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, além de gerentes, diretores e especialistas de 750 clínicas financeiras. O evento tem patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (SescoopRJ).

“Um dos nossos grandes objetivos é disseminar a educação financeira como mudança para melhorar a vida das pessoas. Todas as palestras e serviços não terão necessidade de agendamento prévio e trarão orientações para ajudar a população a organizar orçamento e a planejar gastos”, afirma Silvana Lemos, Coordenadora do Instituto Sicoob no Rio de Janeiro.

Serão 20 metros de tenda, uma estrutura para auditório com capacidade para 50 pessoas, além de espaço para as clínicas individualizadas. A estimativa é de 1 mil participantes nas palestras nesta edição. Durante os cinco dias de evento, os atendimentos individuais serão de 30 minutos e as palestras acontecerão sempre às 9h, às 10h30, às 12h e às 13h30.

A novidade este ano será o espetáculo Pre & Ju, com apresentação de três esquetes sobre educação financeira, que serão encenados diariamente na Praça do Largo da Carioca, pela dupla de atrizes Vivian Bertocco e Débora Freitas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.