Seminário Internacional e Inauguração de sede nacional marcam semana do Sistema Cresol

Durante a última semana a Cresol realizou dois eventos que marcaram a história do Sistema. Na manhã da quarta-feira, 25, iniciou o Seminário que abordou as tendências do Cooperativismo Nacional e Internacional com a presença de líderes de cooperativas da Alemanha, Canadá, Holanda e Portugal.

Cerca de 400 pessoas acompanharam os painéis conduzidos, na parte da manhã, pelo Diretor Superintendente da Central Cresol Baser, Adriano Michelon, e na parte da tarde pelo Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri.

Os palestrantes trouxeram experiências das suas cooperativas para os participantes. Da Academia Alemã de Cooperativas (ADG) participaram Stefan Daferner e Fred Winkel; da Rabobank (Holanda) participaram Mohamed Boussoufi e Rita de Goeij; da Dejardins (Canadá) esteve presente Jean Bergevin, e da CA Crédito Agrícola (Portugal) quem palestrou foi Licínio Manuel Prata Pina. Também participou de um dos painéis o Assessor do Banco Central do Brasil, Romeu Eugênio de Lima, que conduz o Deorf, departamento dedicado aos assuntos relacionados ao cooperativismo de crédito.

Inauguração

Uma noite para ficar marcada na história do Sistema Cresol, assim foi a inauguração da nova sede da Central Cresol Baser que aconteceu na última quarta-feira, 25 de abril, em Francisco Beltrão/PR. Mais de 450 pessoas, entre autoridades locais, representantes do cooperativismo europeu e parceiros do sistema, prestigiaram a inauguração e conheceram as instalações da sede nacional.

O presidente do sistema, Alzimiro Thomé, destacou a alegria de poder comemorar os 23 anos da Cresol com uma obra tão grandiosa, que demonstra a força do cooperativismo. “Estamos muito felizes com a inauguração desta obra aqui em Francisco Beltrão, berço do cooperativismo, e que vai atender as 200 mil famílias cooperadas nos nove estados onde atuamos”, destacou.

Adriano Michelon, Diretor Superintendente da Cresol e primeiro colaborador do sistema, contou a história da Cresol em um vídeo que mostrou um pouco sobre os 23 anos do sistema.

Sobre a Sede

A sede é considerada uma das obras mais modernas dentro do segmento, com um projeto inovador de sustentabilidade. Em mais de oito mil metros quadrados de construção, a obra conta com geração de energia solar, aproveitamento de água da chuva, vidros com proteção térmica, sistema de quebra-sol que impede a incidência direta da luz solar no interior do edifício e conceito de escritório jardim, com ambientes amplos e eliminando a necessidade de paredes internas. Além disso, o edifício conta com um sistema de automação que monitora e controla a temperatura e a incidência de luz em cada ambiente.

O prédio também está em processo de Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *