Portal do Cooperativismo Financeiro Os Pioneiros de Rochdale - Portal do Cooperativismo Financeiro

Os Pioneiros de Rochdale

A primeira cooperativa do mundo – Rochdale na Inglaterra

Pioneiros de Rochdade - fundadoresCriada em 1844 por 28 operários – 27 homens e 1 mulher , em sua maioria tecelões, no bairro de Rochdale-Manchester, na Inglaterra, e reconhecida como a primeira cooperativa moderna, a “Sociedade dos Probos de Rochdale” (Rochdale Quitable Pioneers Society Limited) forneceu ao mundo os princípios morais e de conduta que são considerados, até hoje, a base do cooperativismo autêntico.

Esses operários enxergaram o associativismo como forma de contornar, por meio da compra e venda comum de mercadorias, os efeitos perversos do capitalismo sobre a condição econômica dos trabalhadores assalariados – tendo alugado, com o capital inicial de 1 (uma) libra, um armazém para estocar produtos que, adquiridos em grande quantidade, poderiam ser consumidos a preços mais baratos.

Pioneiros de Rochdade - lojaTal iniciativa foi motivo de deboche por parte dos comerciantes, mas, logo no primeiro ano de funcionamento, o capital da sociedade aumentou para 180 libras e, cerca de dez mais tarde, o “Armazém de Rochdale” já contava com 1.400 cooperantes. O sucesso da iniciativa passou a ser exemplo para outros grupos.

O cooperativismo evoluiu e conquistou espaço próprio, definido por uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social. Por sua forma igualitária e social o cooperativismo é aceito por todos os governos e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas socioeconômicos.

O grande feito de Rochdale foi ter redigido um estatuto social que estabelecia objetivos mais amplos para o empreendimento e definia normas igualitárias e democráticas para a constituição, manutenção e expansão de uma cooperativa de trabalhadores. As normas estabelecidas pela organização pioneira de Rochdale para orientar sua estrutura e funcionamento foram analisadas e debatidas em dois congressos internacionais promovidos pela ACI (Associação Cooperativa Internacional), em 1937 e 1966, e foram adotadas universalmente como “princípios cooperativistas“.

Em 1995, na conferência Centenária dessa mesma ACI, realizada em Manchester – Inglaterra, observando as variadas ramificações do cooperativismo surgidas e visando contemplar o maior número possível de tipos de cooperativas, foram aprovados os novos “Princípios básicos do cooperativismo”, que, mantendo-se fiéis aos valores democráticos e igualitários defendidos pelos pioneiros de Rochdale, norteiam o movimento em todos os países.

Assista o vídeo com a história completa:

Visite o site do Museu dos Pioneiros de Rochdale.

Leia mais sobre os Pioneiros de Rochdale.

2 Comentários em Os Pioneiros de Rochdale

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.