Em Junho/2010 um grupo de aproximadamente 20 executivos e dirigentes do Sicredi do Rio Grande do Sul estiveram em Mondragón para conhecer a cidade que é referência no Cooperativismo em nível mundial.
O Complexo Cooperativas de Mondragon é um exemplo mundialmente famoso por sua capacidade de reunir 120 empresas sob forma de Cooperativas, sendo 87 industriais, 1 de crédito (Caja Laboral), 1 de consumo (Eroski), 4 agrícolas, 13 cooperativas de pesquisa, 6 de serviços em consultoria e 8 cooperativas de educação. São associados das Cooperativas apenas seus trabalhadores que atualmente somam 93 mil pessoas. Na essência todas as cooperativas de Mondragón são Cooperativas de Trabalho que possuem produtos e serviços diferentes entre si.
Muitas foram as constatações e aprendizados na viagem, principalmente quando analisada a intercooperação e a educação e formação cooperativa.
Passamos 5 dias em Otalora, o centro de formação cooperativa, onde o Diretor de Disseminação Cooperativa da MCC, Mikel Lezamiz, conduziu nossa formação cooperativa incentivando-nos à analisar o que podemos replicar no Brasil.
Veja no link http://www.cooperativismodecredito.com.br/Mondragon_Corporacao_Cooperativa.php o relato completo do que vimos em Mondragón.