Nesta segunda-feira (25) a agenda foi extensa com diversas atividades acontecendo simultâneamente.
Para iniciar o dia a palestra magna com The right honorable Gordon Brown, former prime minister of Great Britain. Ele discutiu as lições de seu novo livro Beyond the Crash: Overcoming the First Crisis of Globalisation e o papel que as cooperativas de crédito podem desempenhar no reforço do sistema financeiro e das comunidades.
Após a palestra magna, foi a vez de nossos executivos apresentarem o Sicredi na plenária “What Powerfull collaboration looks like” para uma platéia com representantes de diversos paises. O Diretor de produtos e negócios, Edson Nassar, fez uma brilhante apresentação expondo as características do Sicredi no contexto nacional e as oportunidades que temos para crescer “o Sicredi é referência no mundo por estarmos organizados em sistema, esse é o grande diferencial que os outros sistemas do mundo querem conhecer, como várias cooperativas e entidades podem estar sob uma mesma marca”. ressaltou Nassar.
O diretor executivo do Banco Cooperativo Sicredi, Ademar Schardong, foi acionado por diversas perguntas da platéia sobre a nossa forma de organização e os pilares que o Sicredi teve como meta para atingir os resultados “três foram os grandes objetivos almejados em trinta anos de trabalho:
- formar uma grande rede de atendimento,
- escala em todos os níveis,
- profissionalização no atendimento ao associado”, destacou Schardong.
No WYCUP, hoje foi o dia de almoço dos jovens cooperativas com os diretores da Woccu, cada diretor pode se apresentar e também conhecer todos os jovens que estão concorrendo no programa com os cases apresentados no domingo “este almoço com os jovens foi uma iniciativa muito inteligente da organização. Foi muito bom ver estampado nos rostos de jovens cooperativistas a energia necessária para a perenidade das organizações no mundo”, frisou o presidente da Central Sicredi PR/SP e Sicredi Participações Manfred Alfonso Dasenbrock, que é um dos diretores da Woccu.
No final do dia houve a Woccu Annual General Meeting, a sessão anual de prestação de contas da organização. Pete Crear, presidente e CEO do Conselho Mundial, que ocupou o posto mais alto na organização desde 2005, deixou a organização e recebeu várias homenagens. Em seus seis anos no comando Woccu, a entidade conseguiu influenciar as organizações na Costa Rica, Polônia e outros países, bem como ajudou a promover a passagem da legislação das cooperativa de crédito no Quênia e Malawi.
A organização também representou o movimento com sucesso nas Nações Unidas, no Comite de Basileia de Supervisão Bancária, no International Accounting Standards Board e outras organizações monetárias internacionais, “quando eu comecei como um auditor júnior, com o Credit Union League em Michigan em 1965, eu não tinha idéia de que eu iria um dia encontrar-me aqui.
Estou honrado pela confiança que o conselho tem demonstrou por mim nesse período e pelo bom trabalho que fomos capazes de fazer, cumprindo a missão Woccu.” finalizou Crear. O atual vice-presidente executivo, Brian Branch será o novo CEO a partir de agosto.
De Glasgow, Andre Assis