Cooperativistas conhecem a realidade do cooperativismo europeu

Cooperativistas conhecem a realidade do cooperativismo europeu
Cooperativistas conhecem a realidade do cooperativismo europeu

Com o objetivo de trocar conhecimentos e experiências, uma missão cooperativista mineira, liderada pelo presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, participou de um intercâmbio na Europa, de 17 a 29 de julho.

O vice-presidente do Sistema, Luiz Gonzaga Viana Lage, também integrou o grupo que contemplou representantes das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo dos Metalúrgicos de Cláudio (Copermec), de Crédito de Patrocínio e Região (Sicoob Coopacredi), de Crédito da Região de Araxá (Sicoob Crediara) e de Crédito de Capelinha e Região (Sicoob Credicap). As entidades foram sorteadas para a viagem na IV edição do Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras, realizada em dezembro do ano passado, como premiação pela participação no Dia C 2010.

O intercâmbio teve como objetivo promover o diálogo com cooperativas de todas as partes do mundo, em prol do desenvolvimento do segmento. A comitiva mineira participou de visitas técnicas na França, Portugal e Inglaterra. Para o presidente do Sistema, Ronaldo Scucato, foi um momento de grande valia. “O cooperativismo está presente nos quatro cantos do mundo e nós, que fazemos parte desta grande rede, temos que conhecer a realidade dos nossos colegas, para aperfeiçoarmos o nosso trabalho no Brasil”, afirmou.

Visitas

Uma das visitas técnicas do grupo aconteceu no The Co-operative College. A instituição, fundada em 1919, se dedica a promoção do cooperativismo, de suas ideias e valores ao redor do mundo. Nesse aspecto, trabalha cinco áreas de desenvolvimento, entre elas, o desenvolvimento de seus cooperados e gestores. Também estabelece interface com os jovens e potencializa a realização de pesquisas no segmento.

Segundo Isabela Perez, do departamento Jurídico do Sistema, a riqueza de conhecimento dessa cooperativa está principalmente nos projetos de mútua ajuda que desenvolve junto a comunidades da África por exemplo. Além de investirem em pesquisa, promoção de palestras in loco, se preocupam com a sustentabilidade local.

Em Paris, o grupo participou de um encontro no Credit Agricole (Federação Nacional de Crédito Agrícola), que congrega mais de seis milhões de cooperados. A entidade está presente em 74 países.

Já na Cooperativa Adega de Palmela, em Portugal, o grupo pode ver de perto todas as fases que envolve a produção vinícola, desde o trabalho voltado para o benefício da comunidade até o processo de exportação.

Fonte: Ocemg em 03/08/2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *