Banco Central lança programa para reduzir custos financeiros

Cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, em Brasília, contou com a presença de representantes do cooperativismo brasileiro

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, anunciou nesta terça-feira um conjunto de medidas para reduzir custos de observância e custos operacionais do sistema financeiro nacional. Segundo ele, o programa batizado de Otimiza BC é um pontapé inicial a um projeto importante do Banco Central. De acordo com Tombini, um dos focos do programa é a avaliação permanente para reduzir custos tanto relacionados a questões internas do BC quanto das instituições que compõem o sistema financeiro.

As cooperativas de crédito brasileiras estiveram representadas na cerimônia de lançamento, realizada na sede do BC em Brasília na manhã desta terça-feira (19/2). Participaram: o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o Superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, e o coordenador do ramo Crédito, Thiago Borba.

Tombini declarou que o BC melhorará os novos processos e fluxos de informação com os bancos. De vigência imediata, as medidas anunciadas por Tombini são a eliminação da obrigatoriedade do documento de informações financeiras trimestrais (IFT), redução de 40% dos códigos de classificação das operações de câmbio, redução do número de tarifas do sistema de transferência de reservas, modernização do sistema de transferências em reais, novo regulamento de comunicação de dados no sistema financeiro nacional e a extinção do manual de normas e instruções.

“O BC tem adotado ações permanentes de aperfeiçoamento no arcabouço regulatório para assegurar um sistema financeiro sólido e eficiente. Com a execução deste programa, pretendemos eliminar informações redundantes e que não são mais eficientes”, afirmou o presidente.

Com informações – Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *