Fundo Garantidor do Sicoob aumenta valor garantido aos associados

O valor garantido aos associados das cooperativas de crédito do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), maior instituição financeira cooperativa do Brasil, passou de R$ 70 mil para até R$ 250 mil, equiparando-se às condições do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante os bancos de varejo.

O Fundo Garantidor do Sicoob (FGS) cobrirá também as operações de Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), além dos depósitos à vista e a prazo. A garantia é valida, por CPF ou CNPJ, para associados de cooperativas que, eventualmente, apresentem situação de desequilíbrio patrimonial e econômico-financeiro.

Para Bento Venturim, presidente do Fundo Garantidor do Sicoob, a mudança aprovada durante a última assembleia geral, demonstra a solidez do FGS e reflete a boa saúde financeira das cooperativas do Sicoob. “Juntamente com o Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB), o Sicoob atua na implantação do Fundo Garantidor Único(FGCoop) para o sistema de crédito cooperativo nacional. No entanto, isso não nos impede de trabalharmos para garantir ainda mais os recursos dos nossos associados. Somos instituição financeira não bancária de primeira linha. Por isso devemos garantir o mesmo que os bancos “.

Sobre o FGS – O Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), foi implantado com o objetivo de garantir os depósitos à vista e a prazo dos associados de cooperativas singulares do Sistem de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) que, eventualmente, apresentem situação de desequilíbrio patrimonial e econômico-financeiro.

A constituição de Fundo Garantidor do Sicoob decorreu pelo fato do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o fundo garantidor dos bancos, não oferecer cobertura aos depósitos de associados de cooperativas de crédito.

Para oferecer aos associados à garantia prestada pelo FGS, as cooperativas são submetidas a rigoroso processo de avaliação, instituído por regulamento próprio, de forma que o direito à cobertura de todas as cooperativas participantes possa ser assegurado.

As cooperativas associadas ao FGS possuem um instrumento para acompanhamento sobre as atividades de gestão e disponibilizam na intranet do Sicoob o relatório mensal com informações como a evolução das contribuições ordinárias, critérios para aplicação dos recursos, rentabilidade, quantidade e risco das associadas, evolução do patrimônio e eventuais coberturas. O Fundo também presta cobertura em processos de incorporação em que a cooperativa incorporada apresente estado de insolvência.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,5 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica. Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios. Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao Sistema e garante a proteção dos recursos dos seus associados. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *