A afirmação foi feita pela presidente da ACI durante conferência da ACI-Américas
Guarujá (09/10) – A presidente Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Dame Pauline Green, anunciou ontem (8/10) que será lançada em novembro, na Cidade do Cabo (África), uma nova logomarca para o cooperativismo mundial. O “blue print” – como tem sido chamado pelos conferencistas da ACI – tem por objetivo posicionar as cooperativas de todo mundo como empresas sustentáveis, modernas e rentáveis. A nova logomarca ainda não foi oficialmente apresentada, mas seu conceito já ficou bem claro. Confira as ‘dicas’ repassadas por Pauline Green:
.
IMAGEM SUSTENTÁVEL – “O “blue print” vai nos posicionar como empresas sustentáveis perante ao público e formadores de opinião. Se não usarmos uma nova marca, poderemos continuar com o estigma de sermos organizações menos competitivas e menos rentáveis. Nós queremos mudar esse posicionamento para ocupar o espaço que nos é de direito no mercado“.
.
OBJETIVO DO BLUE PRINT – “Queremos uma logomarca que nos identifique ao redor do mundo, nos mercados, em nossos produtos. Queremos que todas as cooperativas usem e, para isso, pedimos que todos os membros nos ajudassem nessa missão. Um total de 86 países participaram enviando sugestões para a criação dessa nova marca, mais moderna e capaz de transmitir conceitos como sustentabilidade, solidez e rentabilidade. Agora, teremos uma logomarca que, espero, nos represente ao redor do mundo pelos próximos anos”.
.
ANO INTERNACIONAL – “Enfrentamos a maior e a mais drástica mudança na história das economias mundiais. Esse novo paradigma foi provocado pela chegada das novas tecnologias de informação e também pelas mudanças climáticas que afetarão 9 bilhões de pessoas em todo o planeta. Em meio a essas transformações sociais, o desemprego cresceu, sonhos deixaram de ser realizados e entramos em um período de forte recessão. Nesse contexto, a ONU nos homenageou com um ano dedicado às cooperativas (2012). Disposta a aproveitar essa oportunidade, a ACI pediu às organizações dos países membros que utilizassem suas verbas de marketing para mostrar o cooperativismo à mídia, aos políticos e aos formadores de opinião. Queríamos aumentar a família cooperativista ao redor do mundo e conseguimos. E não vamos deixar isso morrer. Por isso, para nós, 2012 marcou o início da Década do Cooperativismo”.
.
AGRADECIMENTO – “Agradecemos a você, Américo Utumi, por todo o trabalho realizado frente à ACI. Você foi um grande diretor. Fala quando tem realmente algo a dizer e é sempre ouvido. Nós todos sentiremos sua falta e queremos agradecê-lo por tudo o que tem feito pelo cooperativismo”.
Fonte: OCB
Eu gostaria de saber se o cooperativismo vai abandonar os dois pinheiros que nunca morreram e continuam dando bons frutos? Eu imagino um logotipo com o trigo representando todos os alimentos somados a uma agroindústria debelando a fome mundial.
Se a sugestão for com desenho do logotipo, quando expirará o prazo.
Saudações cooperativistas,
Olympio Carlos Moreira
Sr. Olympio
A informação que possuo, e que consegui após a divulgação desta matéria, é que o símbolo que será substituído é o da ACI (Aliança Cooperativa Internacional). Outra informação que obtive é que o círculo e os pinheiros do cooperativismo são reconhecidos como símbolo do cooperativismo apenas nas Américas e que nos outros continentes não haveria um logotipo universal, por isto da ideia de lançar algo que seja válido para todos.