Segunda maior produtora de rodas de liga leve do País encontrou portas fechadas nos bancos e apoio no Sicoob

Aos 20 anos, o descendente de pomeranos Mário Ramlow, morador do município de Santa Maria de Jetibá, situado na região serrana do interior do Espírito Santo, tinha o sonho de iniciar uma fábrica de rodas de liga leve. Procurou financiamento em vários bancos, mas nenhum arriscou investir numa pessoa tão jovem. O Sicoob, ao contrário, acreditou no projeto e viu ali também uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da região.

Hoje, o município, com 34 mil habitantes e economia predominantemente agrícola, abriga a Polly Rodas Ramlow, segunda maior fábrica de rodas de liga leve para o mercado de reposição do Brasil. Com capacidade para produzir 45 mil unidades por mês, no momento negocia o fornecimento para montadoras. Em crescimento constante, o Polo Industrial Ramlow registrou um aumento de 600% na produção nos últimos cinco anos, e atualmente vende 13 mil rodas por mês para todos os estados do País.

Nós não estaríamos aqui sem a parceria com o Sicoob“, diz Ramlow, com forte sotaque pomerano. Em atuação há 24 anos ele estima que a instituição financeira tenha emprestado cerca de R$ 20 milhões à empresa até 2013 e está convicto de que vai continuar investindo na sua organização. O empresário foi um dos associados convidados pelo Sicoob para participar da coletiva de imprensa realizada no último dia 24 para apresentação dos resultados de 2013.

Desenvolvimento

O diretor do Sicoob Arno Kerkhoff ressalta que esse impulso para o início da companhia faz parte do compromisso da instituição financeira com o desenvolvimento local. “Procuramos estimular a criação de novos empregos e a evolução dos empresários e, assim, contribuímos para o crescimento das regiões”, afirma.

Com uma estrutura de 16.000m², a fábrica tem logística e distribuidora próprias, o que facilita o escoamento do produto. Além disso, o polo conta com um moderno laboratório de ensaios, onde o produto é testado em vários processos antes de ser vendido.

De acordo com o dono da empresa, Mário Ramlow, o objetivo para o próximo ano é continuar inovando. “Atualmente somos a única empresa do setor que tem no portfólio rodas de 13 a 20 polegadas, e neste ano devemos começar a produzir também peças de 21 e de 22 polegadas”, afirma.

Fonte: Sicoob Es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *