Central Cresol Sicoper promove seminário sobre Agricultura Familiar

Encontro debateu sobre cooperativismo de credito solidario e agricultura familiarEncontro reuniu agricultores familiares, dirigentes e autoridades ligadas ao setor

Motivado pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, o Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária, Central Cresol Sicoper, realizou, nos dias 11 e 12 de agosto, o Seminário intitulado “Perspectivas e desafios para o Cooperativismo de Crédito Solidário no Ano Internacional da Agricultura Familiar”. O evento aconteceu em Passo Fundo – RS e debateu temáticas relacionadas ao cooperativismo, com foco no desenvolvimento e sustentabilidade da Agricultura Familiar.

O encontro reuniu cerca de 200 participantes, entre dirigentes de Cooperativas Cresol, de sindicatos, cooperativas de produção e da APOMS, bem como representantes do Développement Solidaire International (DSI) e da Cecosol, ambos sediados na cidade de Québec – Canadá. Também participaram dos painéis o representante do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (DEORF/ BACEN), João Luiz Faustino Marques; Caio Araújo pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Roberto Zimmer pelo Banrisul, Lino De David pela Emater/RS, Gervásio Plucinski pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR – RS), Airton Croda pela Confesol, Ivo Brachat pelo Cecred e Celso Ludwig pela Fetraf/Brasil.

O seminário propôs discussões sobre a necessidade de fortalecer o cooperativismo de crédito solidário, visando cada vez mais o desenvolvimento da Agricultura Familiar e o incentivo à produção sustentável de alimentos. Além disso, o evento possibilitou debates sobre os desafios do cooperativismo e da Agricultura Familiar do Brasil e do Canadá. Para os representantes canadenses, Jean Bergevin e Paul Ouellet, embora o Brasil e o Canadá vivem em realidades distintas, é possível identificar valores e reconhecer a vontade da Cresol em fortalecer o cooperativismo de crédito solidário. “Nosso sistema tem uma experiência de 115 anos neste segmento, e para nós é uma imensa satisfação poder contribuir com a Cresol. Temos a certeza de que a Central Cresol Sicoper tem um horizonte muito promissor pela frente e que fortalecerá cada vez mais o cooperativismo e a agricultura familiar”, destacam Bergevin e Ouellet.

Conforme Marques, esta foi uma grande oportunidade para trocar experiências com os representantes do Canadá e também para estreitar os laços do Bacen com o Desjardins e com a Central Cresol Sicoper. “A Cresol desempenha o legítimo cooperativismo de crédito e é um sistema muito bom no que faz. Por isso, tem tudo para continuar crescendo e levando o cooperativismo de crédito para outros lugares do país, através da união e do planejamento estratégico”, salienta Marques.

O Seminário também reforçou o processo de construção coletiva e acima de tudo reafirmou as parcerias nesta nova fase. “O encontro refletiu o compromisso do cooperativismo de crédito em construir a solidariedade com atores da agricultura familiar, envolvendo também outras instituições financeiras, sindicatos e cooperativas de produção como agentes de desenvolvimento local. Reforçamos também nossos agradecimentos aos parceiros que valorizaram esta atividade com suas presenças e contribuições”, avalia Gelson José Ferrari, Diretor-Presidente da Central Cresol Sicoper.
_____________________
Assessoria de Comunicação da Central Cresol Sicoper

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *