Cooperativismo de crédito: planejando o futuro

O cooperativismo de crédito é um dos ramos mais expressivos do segmento cooperativo, forma de extrema importância no desenvolvimento econômico e social das pessoas que dele fazem parte. São instituições financeiras organizadas sob a forma de sociedades cooperativas.

Atualmente, o ramo crédito brasileiro responde por aproximadamente 2,5% do Sistema Financeiro Nacional (SFN), mas vale ressaltar que, em nosso Estado (Rio Grande do Sul), essa participação já chega aos 10%.

Estamos nos referindo a uma organização movida pela força da cooperação, nas quais o grande capital são as pessoas e os frutos resultantes da sua união. É uma alternativa de as pessoas operarem no mercado financeiro em condições mais favoráveis para melhorar sua situação financeira e realizar seus sonhos.

Do ponto de vista operacional, elas têm por objetivo a prestação de serviços financeiros aos seus associados, pessoas físicas e jurídicas, tais como concessão de crédito e financiamento, captação de depósitos à vista e a prazo, cheques, prestação de serviços de cobrança, de custódia, de recebimentos e pagamentos por conta de terceiros, cartão de crédito, além de outras operações específicas e atribuições estabelecidas na legislação. As instituições financeiras cooperativas apresentam soluções completas para a gestão financeira das pessoas, não se restringindo às operações de crédito.

Hoje, são 57 mil cooperativas de crédito, em 103 países. No Brasil, são 1.154 cooperativas de crédito, com o envolvimento de 7 milhões de pessoas, e esse número só tende a crescer. Isto porque as cooperativas não estão atentas apenas aos movimentos do mercado, mas principalmente à realidade e às necessidades dos seus associados. Proporcionam um atendimento personalizado, direcionado à satisfação do associado, oportunizando um ótimo ”negócio”, com realização pessoal aliado ao resultado financeiro.

A realidade atual é de um crescimento contínuo, principalmente em ativos financeiros, associados e pontos de atendimento, conforme indicadores divulgados oficialmente pelo Banco Central do Brasil (BCB). O desafio é, respeitando as particularidades e demandas da população brasileira, fazer do cooperativismo um importante instrumento de desenvolvimento em nosso país e alcançar um patamar semelhante ao de outros países que são referência no segmento, como Alemanha e Canadá. Diferenças existem, mas a essência é a mesma e, justamente por isso, estamos unidos, para comemorar as conquistas do setor. É neste contexto que o Sistema UNICRED se insere, e pelos resultados alcançados ao longo da sua existência, comemora com seu quadro social e a comunidade internacional, neste 16 de Outubro “O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito”.

—————-

Dr. Paulo Barcellos – Médico Ginecologista e presidente da Unicred Central RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *