Cidmar Stoffel, diretor executivo de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi, abordou inclusão financeira em painel durante o congresso de tecnologia da informação.
De 12 a 14 de junho aconteceu, no Transamérica Expo Center, na capital paulista, o Ciab FEBRABAN 2018. Com apresentação de Cidmar Stoffel, diretor executivo de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi, a instituição financeira cooperativa teve participação no painel sobre “Novas Soluções e Tecnologias para Inclusão Financeira”. Na ocasião, foram debatidos temas relacionados às transformações digitais e como elas têm influenciado o setor, os desafios para oferecer serviços a todos os públicos e o futuro do sistema financeiro, entre outros.
Mediado por Mario Vieira Recalde, diretor executivo da Caixa Econômica, o painel contou, além de Stoffel, com Paulo Frossard, vice-presidente da Mastercard, e Douglas Eduardo Almeida, responsável por acesso à mercados e serviços financeiros do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Para Stoffel, a inclusão financeira integra o DNA do cooperativismo de crédito, tendo em vista que em 204 dos municípios o Sicredi é a única instituição financeira. O Sicredi está presente em 22 estados e no Distrito Federal com 1.587 agências e prevê a abertura de mais 142 ao longo deste ano. Além disso, 78% das agências estão localizadas em municípios com menos de 100 mil habitantes e 50% estão em municípios rurais e rurais desenvolvidos.
Apesar da forte presença regional e local, o diretor executivo enfatiza que tornar o cooperativismo de crédito conhecido é um desafio do segmento. “É ainda grande o desconhecimento do que é o cooperativismo de crédito nos grandes centros. Mas a abertura de agências em capitais estaduais e cidades de grande e médio portes, empreendida pelas cooperativas filiadas ao Sicredi, sem dúvida, está conquistando novos públicos, como de empreendedores e jovens urbanos. Trabalhamos constantemente junto a amplos targets para explicar o que são os diferenciais, benefícios e vantagens do cooperativismo de crédito. E, para isso, a comunicação é essencial”, enfatiza Stoffel.
O executivo também contou que o Sicredi oferece diferentes canais de relacionamento com os associados, de acordo com seus diversos perfis. Lembrou que, pensando na inclusão financeira do público jovem, em particular, o Sicredi em breve irá oficialmente lançar o Woop Sicredi, que é uma conta digital desenvolvida para ser uma solução complementar, voltada para o autosserviço.
Stoffel ainda reforçou o modelo sustentável e colaborativo das cooperativas dentro do sistema que, ao mesmo tempo, atingem os objetivos comuns dos associados e suas necessidades, assim como estimulam o desenvolvimento local, promovido pela geração de valor econômico, social e ambiental do Sicredi. “Além do acesso ao mercado financeiro, o Sicredi promove o ciclo virtuoso, pois os recursos financeiros gerados em sua área de atuação nela permanecem na forma de empréstimos e oferta de crédito, estimulando geração de renda e crescimento sustentável. A permanência dos recursos na região impacta positivamente a comunidade com maior oferta de empregos, produtos locais e geração de renda”, ressaltou o executivo.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.