Sicredi marca presença no encontro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito na Polônia

Sicredi marca presença no encontro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito na Polônia.

Reunião promovida pelo Woccu discutiu temas estratégicos e os preparativos para a conferência mundial, que acontece em julho de 2019

Entre os dias 3 e 5 de abril, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal – participou de encontro do Conselho de Administração do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla original em inglês), realizado na cidade de Sopot, na Polônia.

A instituição foi representada pelo presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu, Manfred Alfonso Dasenbrock, que juntamente aos demais integrantes do Conselho e executivos da entidade, discutiram temas estratégicos para o Woccu e os preparativos para a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, que acontecerá este ano nas Bahamas, de 28 a 31 de julho. De acordo com Dasenbrock, a escolha da Polônia como país sede do encontro aconteceu em função da longa história do país com o cooperativismo de crédito, assim como pela sua relevância para o segmento no apoio aos países vizinhos.

“Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado na Polônia pela Associação Nacional de Cooperativas de Poupança e Crédito daquele país, além de trocar experiências e debater temas contemporâneos acerca do cooperativismo de crédito no mundo. O apoio do segmento a regiões que sofreram com desastres naturais e guerras e o relacionamento institucional com entidades como o Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia, por exemplo, foram algumas das principais pautas abordadas. Esses assuntos, entre outros como o trabalho desenvolvido pelo movimento global de mulheres, e o programa realizado junto aos jovens cooperativistas, serão alguns dos norteadores da Conferência do Woccu”, afirma Dasenbrock.

Durante o encontro na Polônia, o Woccu aprovou também a entrega do reconhecimento Distinguished Service Award para a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), reconhecendo a entidade pelos serviços prestados em prol do cooperativismo de crédito, em âmbito nacional e internacional. A honraria foi indicada anteriormente pelo Sicredi ao Woccu, que, por meio de um projeto, ilustrou a atuação da OCB em promover a disseminação do segmento, aproximando entidades ligadas a este ramo do cooperativismo e, consequentemente, fortalecendo-o como um todo dentro e fora do Brasil. O prêmio de distinção será entregue à OCB durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, em julho.

“O reconhecimento do Woccu leva em consideração todo o trabalho de cooperação da OCB em subsidiar o sistema de cooperativas de crédito no mundo, auxiliando-as em seu desenvolvimento e promovendo o modelo brasileiro de governança corporativa para outros países, como Uganda, México, Equador, Cuba, entre outros”, destaca Dasenbrock.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *