Dois projetos de colaboradores do Sicredi conquistam premiação internacional voltada para jovens cooperativistas

Iniciativas que estimulam a participação feminina no mundo dos negócios e que fomentam a liderança juvenil foram reconhecidas no maior evento do cooperativismo de crédito do mundo.

Duas colaboradoras do Sicredi, instituição financeira cooperativa de crédito com atuação em 22 estados e no Distrito Federal, conquistaram reconhecimento internacional no WYCUP – World Council Young Credit Union People, concurso que tem o objetivo de estimular a formação de jovens lideranças e que premia participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global no Cooperativismo de Crédito. A edição deste ano aconteceu nesta quarta-feira, 31 de julho, durante a Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na sigla em inglês), em Nassau, nas Bahamas.

A jovem Carla Borré, da Cooperativa Sicredi Norte/MT, em Guarantã do Norte, no interior do Mato Grosso, recebeu o prêmio pelo projeto “Mulheres que cooperam”, que reuniu um grupo de 60 mulheres, entre associadas e não associadas, para compartilharem ideias e debaterem o que poderia ser feito para contribuir com o desenvolvimento da região onde vivem, além de aumentar a participação da figura feminina nos negócios da cidade.

“Esse reconhecimento é mais um incentivo para seguirmos trabalhando e para ampliarmos a iniciativa. Fico muito feliz com o prêmio e divido com os colegas da Cooperativa, que apoiaram esse desenvolvimento desde o início. Participar de um programa como o WYCUP, que incentiva jovens lideranças do cooperativismo, foi uma experiência incrível”, afirmou.

Já Michele Thiesen, colaboradora da Cooperativa Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, com sede em Rodeio Bonito, no Rio Grande do Sul, foi reconhecida pelo “Programa Líder Jovem”, iniciativa que tem o objetivo de incentivar o espírito de liderança nos jovens por meio de ações práticas. O projeto é direcionado para jovens entre 15 e 17 anos, associados ou filhos de associados, que durante um ano participam de módulos de formação, conduzidos por profissionais de universidades parceiras ou da própria cooperativa, com conteúdos que envolvem temas como educação financeira, cooperativismo, empreendedorismo, planejamento financeiro e dicção e oratória. Desde a sua criação, o programa já formou mais de 330 jovens nos municípios da região de atuação da cooperativa. Outros 81 jovens ainda estão em turmas em andamento.

“A premiação é resultado de trabalho contínuo de desenvolvimento pessoal dos participantes. A conquista é dedicada a todos os associados que fazem parte da cooperativa, que participam e fazem programas como este ter sentido e fazerem a diferença na sociedade”, comentou.

Os projetos das colaboradoras Carla Borré e Michele Thiesen ficaram entre as cinco melhores iniciativas apresentadas na edição do WYCUP deste ano. Além de receberam medalhas e certificados, como prêmio, os vencedores terão todas as suas despesas pagas na próxima edição do evento, que acontecerá em 2020, nos Estados Unidos. Agora, as duas colaboradoras pretendem ampliar e multiplicar as ideias para que mais cooperativas de crédito possam replicar as iniciativas em outras regiões do Brasil.

Além dos projetos de Carla Borré e Michele Thiesen, o Sicredi apresentou outras nove iniciativas nas áreas de empreendedorismo, educação, inclusão e sustentabilidade, desenvolvidos por outros colaboradores da instituição e também por associados de várias regiões do país. “Este ano tivemos no Sicredi a participação, não só de jovens colaboradores, mas também de associados, o que nos deixa muito felizes, pois demonstra o sucesso que o WYCUP vem tendo em promover a formação de novas lideranças no nosso segmento e nas comunidades. Nos orgulha muito ver o desenvolvimento desses jovens, que estão dando continuidade ao trabalho feito e irão propagar os valores do cooperativismo de crédito para as próximas gerações”, ressalta Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar e da Central Sicredi/PR/SP/RJ e membro do Conselho do Woccu.

Conheça os outros projetos apoiados pelo Sicredi que foram apresentados no WYCUP 2019:

O projeto Conselho Jovem da Cooperativa Sicredi Pioneira, do associado Nikolas Bratz, da Cooperativa Sicredi Pioneira RS, em Nova Petrópolis (RS); Cooperativas Escolares, da estudante Thais Christ, colaboradora da Cooperativa Sicredi Ouro Branco RS, em Teutônia (RS); Jovens Inspiradores, do associado Tiago Franciscon, da Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP, em Santo Antônio da Platina (PR); Cooper Jovem Horta Escolar, da colaboradora Sthefanie Silva, da Cooperativa Sicredi União MS/TO, que atende associados de regiões do Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia; Programa de Mentoria para Jovens, do colaborador Moisés Alves, da Cooperativa Sicredi Planalto Central, em Catalão (GO); Programa de Inclusão e Educação Financeira para Mulheres, do associado Guilherme Melo, da Cooperativa Sicredi Paranapanema PR/SP, em Cândido Mota (SP); Leite com qualidade e tecnologia, do associado Marcos Antônio Paulino, da Cooperativa Sicredi do Vale do Piquiri ABCD PR/SP, em Iporã (PR); Plantando, colhendo e sustentando, do colaborador Fernando da Silva Ferreira, da Cooperativa Sicredi do Vale do Cerrado/MT; e o Transformação digital, do colaborador Davan Rocha, do Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre (RS).

Iniciativas para jovens

Nesta edição do WYCUP, o público também pôde conferir iniciativas do Sicredi voltadas ao público jovem, que têm inspirado cooperativas ao redor do mundo. As ações foram apresentadas pela assessora de Comunicação e Programas Sociais da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri PR/SP, Cláudia Bonatti, e pelo assessor de Comunicação da Sicredi Alta Noroeste SP, Lucas Araújo, vencedor do WYCUP em 2018. Em 2016, a instituição criou no Paraná o primeiro Comitê Jovem com o intuito de criar mais oportunidades para as pessoas com menos de 35 anos. O sucesso foi tão grande que atualmente já são 21 Comitês Jovem que também seguem atuando em parceria com as 113 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi no Brasil. No Brasil todo já são mais de mil pessoas participando dos comitês. “Com isso, pretendemos aumentar a base de associados dentro desse perfil e aumentar a participação deles nos cargos de gestão das cooperativas”, destacou Lucas.

“Como a inclusão, a diversidade e o propósito são nossos principais valores dentro desta iniciativa, cada cooperativa tem liberdade para que o comitê atue da forma mais adequada. Ou seja, a agenda é definida pelos próprios integrantes do comitê”, disse Cláudia, que deu diversos exemplos de articulação desses grupos no Brasil, assim como os resultados alcançados. Neste ano, numa iniciativa dos Comitês Jovem, o Sicredi reuniu cerca de 20 mil pessoas em mais de 500 eventos sobre educação financeira, promovidos durante a Semana Nacional de Educação Financeira. “Estamos conseguindo despertar nos jovens esse potencial de liderança que eles nem imaginavam que tinham”, finalizou a assessora.

As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do SESCOOP.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*