Linha de crédito especial para aquisição de sistema de geração de energia através da luz do sol movimenta a indústria do setor e contribui com a natureza.
Cooperativas integrantes do Ailos oferecem aos seus cooperados uma linha de crédito especial para aquisição de diversos equipamentos e sistemas, como lâmpadas de LED, geradores, microgeradores de energia eólica, entre outros. O destaque está para as placas fotovoltaicas, responsáveis pela captação e geração de energia através da luz solar.
Desde a sua implantação em dezembro de 2018 até setembro deste ano, o total de crédito liberado teve aumento de 917,85%, atingindo o valor acumulado de R$ 24,9 milhões. Segundo o superintendente de operações e produtos da central Ailos, Rodrigo Imthurn, “nossas cooperativas disponibilizam linhas de crédito especiais com taxas bastante atrativas para este tipo de produto porque acreditamos que é uma forma de incentivar a sustentabilidade econômica e ambiental. Queremos fomentar o uso das placas, para que cheguem ao máximo de pessoas possível”.
Douglas Anderson Budag, colaborador da central Ailos, adquiriu as placas através do crédito especial da cooperativa para uso em sua casa. “Os resultados vieram logo no primeiro mês, minha conta de luz reduziu cerca de 50%. Fico muito feliz que as cooperativas tenham tomado essa iniciativa, tratando da energia limpa”.
Sustentabilidade na nova sede Ailos
A diretoria da Central Ailos buscou, para sua nova sede, um local que contemplasse alguns requisitos de sustentabilidade. Assim, medidas foram adotadas na construção do prédio. Placas fotovoltaicas foram instaladas no telhado, com a previsão de que 25% do consumo seja feito por meio da energia solar. Além disso, o prédio contará com sistema de aproveitamento da água das chuvas para utilização nos sanitários, torneiras de jardim e hidrantes. E ainda uma outra ação preservou 7 árvores que seriam derrubadas por conta de um projeto de mobilidade urbana. As palmeiras, algumas com mais de 50 anos de idade, foram replantadas próximo à fachada.
“Queremos proporcionar um ambiente acolhedor e aconchegante para todos os colaboradores. E isso passa por aplicarmos, em cada ação, os valores cooperativistas”, diz Gisele Andrade Pavesi, coordenadora de compras e administrativo da central.
Hoje os mais de 560 colaboradores estão divididos em dois prédios. A nova sede está sendo construída na rua General Osório, logo ao final do prolongamento da Humberto de Campos, no bairro da Velha, em Blumenau e vai unificar os espaços dos times. A previsão é de que a mudança ocorra ainda em 2019.
Sobre a Central Ailos
Constituída em setembro de 2002, a Central integra o Ailos – Sistema de Cooperativas de Crédito, e exerce o papel de centralizar e padronizar serviços administrativos e de apoio à gestão das cooperativas. O Ailos conta, além da Central, com 13 cooperativas singulares, mais de 800 mil cooperados, 200 postos de atendimento e R$ 8 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3 mil colaboradores. As cooperativas que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.
EXCELENTE INICIATIVA DO COOPERATIVISMO. PENA QUE O GOVERNO JÁ FALA EM TARIFAR AS PESSOAS QUE USAM ESSE TIPO DE ENERGIA. DEVIA SE PREOCUPAR MAIS COM A SAÚDE, A SEGURANÇA E A EDUCAÇÃO. DE QUALQUER FORMA PARABENIZO O SISTEMA AILOS PELO DESENVOLVIMENTO DO COOPERATRIVISMO