Programa do Banco Central vai proporcionar a expansão da educação financeira nas escolas

A adesão ao Aprender Valor pode ser feita até o próximo dia 30. A reunião entre os organizadores e secretarias de educação será nesta terça-feira (22).

Pesquisas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que oito em cada dez brasileiros não têm controle sobre as próprias despesas e orçamentos pessoais, o que reforça a importância da educação financeira como uma necessidade para as pessoas.

Essa demanda é o que impulsiona o lançamento do programa Aprender Valor, do Banco Central, que está sendo integrado nacionalmente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que vai estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira e consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras.

Incentivo à adesão

No Espírito Santo, a iniciativa é apoiada pelo Sicoob ES e pelo ES em Ação. As duas instituições estão viabilizando uma reunião virtual com representantes do Banco Central, que irão apresentar o programa para as secretarias de educação municipais e estadual, nesta terça-feira (22).

O objetivo é estimular a adesão das escolas, cujo prazo final é no próximo dia 30 de junho.

O presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, explica que o acesso das crianças a aprendizados sobre a forma sustentável de lidar com o dinheiro é essencial para a formação de adultos mais responsáveis, focados e conscientes quanto às suas contas e objetivos de vida.
Aprendizado na prática

Com o Aprender Valor, após os professores terem passado pela capacitação, os alunos vão colocar em prática esses conceitos a partir de projetos escolares integrados a diferentes componentes curriculares, incluindo as disciplinas de matemática, língua portuguesa, história e geografia.

“Por meio da implementação dessa metodologia de ensino, completa e unificada, será possível relacionar as situações do dia a dia, trazendo para a realidade dos participantes os conceitos ensinados em sala de aula”, ressalta Venturim.

Educação de excelência

O Aprender Valor também vai complementar o programa de Educação de Tempo Integral, desenvolvido pelo ES Em Ação, cujo objetivo é proporcionar aos estudantes um modelo de educação de excelência e mais atrativo, segundo o executivo do Núcleo de Educação da instituição, Luciano Gollner.

“Nosso objetivo é atuar junto às escolas públicas estaduais e municipais, desenvolvendo nos alunos competências do século XXI com foco no projeto de vida individual, que visa formar jovens competentes, solidários e autônomos”, pontua.

Saiba mais sobre o programa Aprender Valor:

O que é?

O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira e consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras. O programa vem sendo realizado desde o início de 2020, em caráter experimental, em escolas de cinco estados (Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná) e do Distrito Federal.

Como funciona o aprendizado?

A educação financeira se efetiva nas escolas por meio de projetos escolares que integram diferentes componentes curriculares, incluindo as disciplinas de matemática, língua portuguesa, história e geografia.

O programa contempla a formação de professores e gestores das escolas, com aplicativo de aprendizagem, metodologia e processos avaliativos. O programa capacita inicialmente os professores antes de iniciarem a formação com os alunos.

Quem pode fazer o programa?

Escolas públicas estaduais e municipais.

Mais informações:
https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/pagina-inicial

Reunião para incentivo à adesão:
Data: 22/6/21
Horário: 8h às 9h
Local: plataforma Zoom

Alguns dos participantes da reunião:
• Luiz Edson Feltrin – Superintendente do Instituto Sicoob
• Nailson Dalla Bernadina – Diretor-executivo do Sicoob ES e diretor de gestão e governo digital do ES em Ação
• Bento Venturim – Presidente do Sicoob ES
• Luis Mansur – Chefe do departamento de promoção da cidadania financeira do Banco Central
• João Evangelista – Especialista em educação financeira pessoal do Banco Central
• Priscila Furtado – Gerente de projeto do Aprender Valor
• Melissa Machado – Chefe da divisão de educação financeira do Banco Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *