Confebras lança campanha alusiva ao DICC 2021: “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”

Disseminar a educação financeira tem sido um dos pilares estratégicos da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). Essa missão ganha impulso com o tema escolhido em 2021 para o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC): “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”. Em 21 de outubro – a terceira quinta-feira do mês – conforme instituído pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu, sigla em inglês) são comemorados o poder transformador e as realizações do Cooperativismo Financeiro pelo mundo.

O DICC é uma oportunidade para refletir e debater o importante papel que as cooperativas desempenham para melhorar a vida das comunidades e dos cooperados. O espírito do movimento cooperativista é abraçado, conforme a apuração mais recente do Woccu, por 291 milhões de membros, atendidos por mais de 86 mil cooperativas de crédito em 118 países do mundo. No Brasil, dados do BureauCoop, – ferramenta de Business Intelligence da Confebras –, apontam, em junho de 2021, mais de 13,4 milhões de cooperados, 833 cooperativas e 7.528 postos de atendimento, no universo das chamadas cooperativas singulares.

Ações em prol da cidadania financeira

O tema Educação Financeira é urgente. Com a crise econômica decorrente da pandemia o endividamento das famílias brasileiras bateu novo recorde em agosto, chegando a 72,9%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)*. Percentual este que confirma a necessidade de alertar a população sobre a importância de planejar as finanças para superar momentos de instabilidade, sob a ótica desejável de manutenção do equilíbrio financeiro.

Em consonância ao tema deste ano do DICC e certa de que a educação é uma importante ferramenta para promover maior justiça financeira no País, a Confebras lançou uma campanha com ações que serão implementadas até o dia 21 de outubro. A primeira ação comemorativa foi o webinar que abordou o mote da campanha deste ano, realizado no dia 16 de setembro. O evento online teve a participação de Márcio Nami, economista comportamental na consultoria Ponto C, e mediação do vice-presidente da Confebras, Luiz Lesse. O conteúdo está disponível no canal da Confebras no Youtube.

Websérie reúne grandes nomes

Além disso, entre 11 a 20 de outubro, dentro do Projeto ConectCoop, a Confebras promove uma websérie com lideranças de sistemas cooperativistas e agentes do setor, entre eles Fábio Viana, Mentor em Finanças Comportamentais, e o Educador Financeiro Álvaro Modernell.

O encerramento da programação alusiva ao DICC será com o webinar “Cidadania Financeira: diálogos para um mundo melhor”, no dia 21, às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal da Confebras no YouTube. O tema será debatido por quem promove pequenas e grandes ações no dia a dia a educação financeira em meio aos representantes do Cooperativismo de Crédito.

“A mensagem do DICC é conteúdo presente no cooperativismo, especialmente no de crédito. Em vários eventos realizados pelas cooperativas, esse assunto é parte indispensável nos programas de educação disponibilizados pela nossa Confederação e por muitas das suas filiadas”, destaca Moacir Krambeck, presidente da Confebras.
Neste mês, curso de Gestão de Finanças Pessoais gratuito no Confebras EaD

Durante o mês de outubro, as filiadas da Confebras terão acesso gratuito para todos os seus colaboradores no curso de Gestão de Finanças Pessoais, que integra a Trilha de Aprendizagem de Educação Financeira da plataforma Confebras EaD. O Curso é direcionado para todas as pessoas que pretendem ter uma relação mais saudável com as finanças, tem 40 horas e apresenta conceitos como a formação de poupança, a geração de rendas passivas, a importância do consumo responsável e a prevenção ao endividamento. As filiadas poderão fazer as inscrições acessando: https://conteudo.confebras.coop.br/dicc

Conheça mais sobre a Confebras

A Confebras é uma entidade suprassistêmica do Cooperativismo de Crédito. Sediada em Brasília, a Confederação reúne 36 instituições filiadas, 450 filiadas indiretamente e 6,81 milhões de associados totais indiretos.

Mantém a única editora brasileira com obras exclusivas sobre o setor. Oferece cursos na plataforma Confebras EaD, além de desenvolver o Programa CooperaEduca – também com opção de formato à distância – para o público infanto-juvenil. Promove intercâmbios técnicos internacionais e eventos voltados ao Cooperativismo de Crédito, como o maior da América Latina do setor, o Concred.

A Confebras também representa os interesses de suas filiadas, como porta-voz das reivindicações junto ao Legislativo e Executivo nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *