Entre equipes e atletas, a Cooperativa de Crédito apoia mais de 15 modalidades esportivas
São vários os motivos para aderir a prática esportiva, seja para ter uma vida mais saudável, para socializar, ou ainda para se divertir. Mais do que os benefícios individuais, o Esporte é também uma ferramenta social, que exerce grande influência em vários setores. E foi justamente enxergando todo esse potencial que, desde 2013, foi instituído o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, comemorado no dia 6 de abril.
A Cresol, uma das principais cooperativas de crédito do Brasil, acredita no papel transformador do Esporte. Por isso, a instituição apoia cerca de 15 modalidades esportivas entre práticas individuais e coletivas como: Futebol, Futsal, Vôlei, Basquete, Taekwondo, MMA, Stock Car, Copa Truck, Rally, Kart, Tênis de Mesa, Natação (maratona aquática), Bocha, Ciclismo, além do BMX Freestyle, uma modalidade que acabou de fazer sua estreia como esporte olímpico.
“Uma das características marcantes da Cresol é literalmente jogar junto com os seus cooperados, buscando sempre a melhor forma de colaborar para que cada um atinja o seu objetivo, e o esporte acaba tendo muita coisa em comum com tudo isso. Além de também poder cooperar com a formação não só de novos atletas, mas dos esportes de uma forma geral e também com pessoas mais saudáveis. Essas são algumas maneiras de contribuirmos socialmente”, explica Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol.
Natural de Flores da Cunha (RS), a paratleta Tatiane Corso Giotti que compete provas de Natação em mar aberto e que é cooperada da Cresol em Ipê (RS), é um dos exemplos de que o esporte é para todos e que ter apoiadores ao longo desta trajetória pode fazer uma grande diferença. Tendo entre as suas conquistas títulos que vão desde provas mais rápidas como as de distância de 50m, até as mais longas de 600m, 800m e até 1km e 3km, ela defende a importância de instituições parceiras que possibilitam que atletas se desenvolvam e tenham bons resultados em suas respectivas modalidades.
“O esporte é onde nos libertamos, nos conhecemos, superamos nossos próprios limites. Ele me salvou, me libertou dos meus medos e inseguranças, me trouxe de volta a vida, além de me mostrar novos caminhos, me permitir conhecer pessoas novas e ter várias conquistas. Nem sempre é fácil ter alguém que nos enxerga, acredita na gente e apoia, por isso quando recebemos algum tipo de incentivo, faz valer cada segundo. É uma via de mão dupla, a empresa que apoia pode mudar vidas, e o atleta mostra que tendo pessoas que acreditam ao teu lado ele vai longe e vai fazer de tudo para representá-la da melhor forma possível”, afirma Tatiane.
O meio campista Wenderson da Silva Costa Ferreira, da equipe masculina de futebol de Pato Branco (PR), o Azuriz Futebol que foi classificado para a Copa do Brasil e irá disputar a série D do Campeonato Brasileiro, também reforça sobre a importância dos patrocínios.
“O futebol representa tudo para mim que estou desde os cinco anos pelas quadras e pelos campos, correndo atrás de bola. Foi pelo futebol que eu consegui tudo que eu tenho hoje, que eu consigo ajudar a minha família. E tudo isso com certeza só se torna possível quando temos alguém investido no Clube, investindo no esporte e nos dando a tranquilidade necessária para trabalhar”, completa o jogador.
Atual campeão da Stock Car, o paranaense de Pato Branco, Gabriel Casagrande, que também recebe o apoio da Cresol, é outro defensor do esporte como ferramenta de transformação.
“O esporte é moldador de caráter, sempre foi algo muito importante na minha vida, foi com ele que eu aprendi sobre respeito, lealdade, competitividade, dedicação, persistência, por isso acho muito importante que todo mundo tenha experiências esportivas, mesmo que não seja profissionalmente”.
O automobilista relembra que começou ainda pequeno nas competições de kart e foi passando por todas as categorias até chegar no stock car. Seu sonho sempre foi viver do esporte e hoje além de agradecer por ter conseguido concretizar isso, procura sempre subir cada vez mais um degrau na carreira e poder também contribuir com aqueles que o apoiam.
“Como todo trabalho, todo atleta também espera ser remunerado naquilo que faz. Além disso, nós precisamos de apoio financeiro para conseguir competir, treinar, para nos dar toda a estrutura, em contrapartida a nossa parte é trazer retorno financeiro para estas marcas. Nossa imagem é vinculada a essa marca, por isso eu acho que assim como ela tem que zelar pelo atleta, ela espera de nós não só um retorno de mídia, mas também que sejamos um exemplo dentro e fora do esporte”, conclui Casagrande.
Campanha Drible
Além dos patrocínios, reforçando mais ainda a ligação da Cresol com o esporte e provando que os universos financeiros e esportivo podem ter mais coisas em comum do que se possa imaginar, a instituição lançou em 2022 a campanha intitulada “Drible”. Com alcance nacional e veiculação em TV, rádio, jornais e revistas nas praças onde a Cresol atua, além das plataformas digitais, a ação conta com a participação de quatro atletas de alto rendimento.
Leozinho (ala da Seleção Brasileira de Futsal), Camila Soares (zagueira/volante da Seleção Brasileira de Futebol), Franciane Richter (atleta da Ferroviária) e Anderson Ferreira (jogador da Seleção Brasileira de Basquete em cadeira de rodas), fazem parte do elenco principal, além de outras esportistas como elenco de apoio.
A campanha mostra como as pessoas driblam os percalços do dia a dia, fazendo um paralelo ao esporte, uma das principais bandeiras da instituição. Além disso, a ação também é uma forma de reforçar um dos sete princípios que definem o cooperativismo: o compromisso com a comunidade.
Veja a Campanha: https://www.youtube.com/watch?v=uUXnPm-Dnwo
Sobre a Cresol
Com 26 anos de história, 700 mil cooperados e 690 agências de relacionamento em 17 estados, a Cresol é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas financeiras do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Em 2021, a cooperativa encerrou o ano com R$ 16,8 bilhões em ativos e destacou sua solidez entre as instituições financeiras cooperativas.