FNCC realiza Fórum de Gerenciamento de Riscos

Federação apresentou o trabalho sobre os relatórios de gerenciamento de riscos e ouviu as dúvidas e sugestões de suas federadas

Na última quarta-feira, 21/09/2022, a Federação Nacional das Cooperativas de Crédito promoveu o Fórum de Gerenciamento de Riscos, evento online que contou com a participação de 88 representantes de cooperativas filiadas.

Assuntos abordados no Fórum

Quem conduziu a apresentação foi Elvis Cardoso, Analista de Controles Internos da FNCC. Elvis deu início a sua explanação sobre o assunto, exibindo quais as resoluções que guiam a confecção do relatório e qual a origem da base da comparação de dados. “Tudo que foi desenvolvido até aqui, foi com base nas Resoluções do Banco Central do Brasil”, afirma o analista.

Em seguida, ele falou sobre a produção do Relatório do Gerenciamento Contínuo de Riscos, com a apresentação da ferramenta de trabalho utilizada, que é uma programação específica elaborada no software Excel, do sistema Windows, e explicou o que acontece com os arquivos que as federadas enviam para a FNCC, bem como os formatos que os dados devem ser enviados.

Dando prosseguimento, ele apresentou todos os indicadores contidos no relatório, demonstrando como são calculados, inclusive com as contas contábeis que compõem os respectivos indicadores.

Além disso, dúvidas foram tiradas ao longo do fórum e muitas sugestões surgiram no chat da plataforma do encontro.

“Excelente material, didática e muito vasto o conhecimento do Elvis Cardoso. Parabéns!” – Carlos Alberto Rabaça, da COOPMWM.

Importância do evento para as federadas

Assim como outros eventos promovidos pela FNCC, esse é um momento importante para que a Federação explique a forma como os dados compartilhados por suas federadas são tratados, como o relatório é elaborado pela equipe da Federação e para ouvir sugestões dos participantes, com intuito de promover um fórum cada vez mais eficaz e assertivo.

O objetivo é que as cooperativas filiadas participem do processo de construção do relatório, consigam interpretar, saibam de onde os indicadores vieram, tirem dúvidas e entendam como devem proceder a partir dos números apresentados.

Como cada cooperativa tem sua realidade, sua capacidade e seus recursos, esse tipo de encontro é muito importante para auxiliar na sua gestão. Por mais que muitas cooperativas tenham situações semelhantes, é essencial saber como lidar com os dados, adequando os indicadores de acordo com o que precisam.

“É muito importante a interação entre FNCC e federadas. O diálogo ajuda no crescimento de ambas”. – Odair Antonio Leite, da COOPUNESP.

“Excelente tema, acredito que estes temas tem que ser apresentados. O dia a dia da cooperativa”. – Marly Gomes dos Santos Grossi, da COOPERPARK.

Serviço

A FNCC é uma Federação formada para representar suas cooperativas associadas, junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e todo o segmento de cooperativismo de crédito. Mediante uma gestão participativa e transparente, atenta às necessidades e peculiaridades de suas associadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *